22 de fevereiro de 2023

Antónia Palmeiro e GACV iniciaram projeto “Filosofia para crianças” nas Escolas de Castelo de Vide

Fotos © BE-AECV/NCV
A professora Antónia Palmeiro começou a desenvolver no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide um projeto de intervenção intitulado “Filosofia para crianças” sobre a importância de melhorar o espírito crítico, verbalizar as ideias, saber argumentar e estruturar de forma lógica o pensamento.
Trata-se de sessões quinzenais de uma hora, nas terças-feiras para o 2° ano e nas sextas-feiras para o 1º ano, sempre às 9:30 horas.
O projeto foi apresentado pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide – a cuja direção pertence Antónia Palmeiro - à diretora da Escola Garcia d’Orta que ficou encantada e sugeriu começar já com os 1º e 2° anos perspetivando o alargamento no próximo ano letivo a outros níveis do ensino. E já teve o seu início depois de estabelecida articulação com as duas professoras titulares (Isabel Raposo e Filomena Bruno) que foram extremamente recetivas e entusiastas.
A importância de saber "pensar bem"
O projeto consiste em conceber e implementar estratégias de sensibilização (1° ano) e de desenvolvimento ( 2° ano) da importância de saber "pensar bem".
Não pretende ser um veículo de informação sobre filósofos mas antes um contributo para a compreensão e o desenvolvimento da linguagem, capacidades críticas e criativas, de modo a promover o pensamento autónomo das crianças e o seu desenvolvimento pessoal e social.
Para além disso, visa também desenvolver as capacidades de raciocínio e pensamento, em geral, verbalizar o pensamento, construção correta da comunicação, confronto de ideias e reflexão em grupo, ouvir o outro e respeitar o seu ritmo, e respeitar a sua vez de intervenção.
Criado nos EUA nos anos 60 por Mattew Lipman
As atividades são muito lúdicas porque o jogo gera motivação, envolve a criança emocionalmente, proporciona criatividade e espontaneidade e, sobretudo, interação das crianças.
O(a) dinamizador(a) das sessões não é o professor, é o(a) facilitador(a) curioso(a), no sentido de ser questionador.
O programa “Filosofia para crianças” foi criado nos anos 60 nos Estados Unidos da América por Mattew Lipman que acreditava que “há algo em comum entre o filósofo e a criança: a capacidade de se maravilhar com o mundo". © NCV

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