27 de fevereiro de 2023

Assembleia Municipal autorizou leasing a 6 anos de autocarro de passageiros (300 mil euros até 2029) e a 4 anos para viatura elétrica ligeira de mercadorias

Autocarro Scania KA 410EB 4*2 carroçaria Irizar i6S (ilistração)
Na sua reunião da passada sexta-feira dia 24 de Fevereiro a Assembleia Municipal deu por unanimidade luz verde à Câmara Municipal para a aquisição de um novo autocarro de passageiros em regime de locação financeira (“leasing”) por um prazo de 6 anos (72 meses), até ao ano de 2029 ou seja até ao final já do próximo mandato autárquico. O novo autocarro de passageiros destina-se também ao transporte de crianças e jovens.
Trata-se de um veículo pesado de passageiros da marca Scania “modelo KA 410EB 4*2 carroçaria Irizar i6S ou equivalente” (51+1+1 lugares) que a Câmara Municipal espera poder entrar efetivamente ao serviço no último trimestre deste ano de 2023.
Concurso público internacional de 301 mil euros (mais IVA)
O preço de mercado da viatura é de 238 mil euros (mais IVA), a que acrescem os juros e encargos do contrato de “leasing” pelo que o valor ascenderá a 273 697,16 euros de acordo com consulta ao mercado. Mas considerando a “atual conjuntura económica e financeira dos mercados internacional e nacional” os serviços municipais propuseram a abertura por concurso público internacional de 301 mil euros (mais IVA).
O voto da Assembleia Municipal autorizou o Executivo a assumir compromissos plurianuais deste montante até 2029, no valor de cerca de 46 mil euros anuais até 2028 e de 58 mil euros em 2029, e a celebrar contrato de locação financeira com prazo superior a 36 meses (3 anos).
Leasing de viatura elétrica ligeira de mercadorias
Na mesma sessão os deputados municipais foram também unânimes em autorizar o Executivo a avançar com um contrato de locação financeira (“leasing”) com prazo de 48 meses (até 2027) para adquirir uma viatura elétrica ligeira de mercadorias no âmbito do programa de apoio à mobilidade elétrica na administração pública que o Fundo Ambiental apoia em 50% do valor da operação.
Trata-se de uma viatura da marca Renault “já adquirida, mas ainda não fornecida” depois de um concurso por consulta prévia e que deu lugar a um contrato datado de Maio de 2022 no valor de 25 035 euros. No entanto o valor do procedimento para contrato de leasing aprovado é de 31 800 euros tendo em conta os juros e encargos deste tipo de financiamento.
Tendo em conta o mapa dos compromissos futuros assumidos, esta viatura deverá entrar em funcionamento efetivo no segundo semestre deste ano. © NCV

Sem comentários: