12 de fevereiro de 2023

Plantadas cerca de 300 azinheiras e carvalhos nas ações de reflorestação na Albufeira de Póvoa e Meadas

Fotos © DR/NCV
Fotos © DR/NCV
Nos passados dia 3 e dia 09 de Fevereiro, a Albufeira de Póvoa e Meadas acolheu os alunos do ensino pré-escolar do Centro Paroquial de Assistência e do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, os alunos do primeiro ciclo, professores, auxiliares, funcionários e colaboradores da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Castelo de Vide, “para dar vida a uma ação de Reflorestação”, no dizer da vereadora Helena Esteves.
Segundo a autarca “foram plantadas cerca de 300 árvores, entre elas a azinheira, o carvalho negral e o carvalho alvarinho”.
”Reconversão para uma floresta autóctone”
“As ações de reflorestação têm como principal objetivo promover a reconversão para uma floresta autóctone, na tentativa de eliminar espécies exóticas invasoras, como é o caso das acácias”, refere Helena Esteves, para quem “as florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, e por isso são mais resistentes a pragas, doenças, incêndios, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas. As florestas autóctones são, ainda, importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais autóctones.
“Conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais”
“Cuidar da nossa floresta é apostar na conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais, garantido que as gerações futuras possam beneficiar e a usufruir dos proveitos de uma floresta vigorosa”, remata a vereadora Helena Esteves. © NCV

Sem comentários: