5 de fevereiro de 2023

Reunião técnica junto à Barragem de Cedillo sobre projeto da Ponte Internacional sobre o Rio Sever

Fotos © CMN/NCV
A Câmara Municipal de Nisa promoveu na passada sexta-feira dia 3 de Fevereiro uma reunião técnica alargada sobre o projeto da Ponte Internacional sobre o Rio Sever, que teve lugar “in loco”, junto ao Rio Sever na Freguesia de Montalvão.
Além dos representantes da Câmara Municipal de Nisa, participaram no encontro representantes da CCDR Alentejo, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e ainda a consultora de engenharia RIPORTICO.
Financiamento de 9 milhões de euros do PRR
A reunião decorreu junto à Barragem de Cedillo, a escassos metros do local de implementação da nova travessia do Rio Sever cujo financiamento de 9 milhões de euros está contemplado no Plano de Recuperação e Resiliência.
A proximidade do local possibilitou uma visita técnica ao terreno, contribuindo para o desenvolvimento dos trabalhos que incidiram sobre o projeto de execução e o estudo de impacto ambiental que se prevê concluído até ao final deste mês, garantindo um satisfatório cumprimento dos prazos estabelecidos na ficha de financiamento, o que, a existir uma resposta pronta por parte dos mercados, possibilitará uma conclusão do projeto antes do prazo previsto.
Doze quilómetros de vias rodoviárias
Recorde-se a Ponte Internacional sobre o Rio Sever será uma realidade graças à insistência e luta do Município de Nisa nos últimos anos e permitirá a livre circulação entre Portugal e Espanha que contribuirá para o reforço das relações comerciais, culturais e familiares condicionadas há décadas pela Barragem de Cedillo cuja passagem sobre o coroamento só pode ser efetuada em horários e dias específicos.
Para o efeito, os Governos de Portugal Espanha assinaram na Cimeira Ibérica 2022 um acordo para a construção desta empreitada que inclui ainda cerca de 12 quilómetros de vias rodoviárias que permitirão reduzir cerca de 85 quilómetros no percurso que atualmente é necessário fazer para ligar Montalvão a Cedillo. © NCV

Sem comentários: