Clicar na imagem para ampliar. |
Este espaço corresponde a um pequeno cubículo localizado na área oposta à entrada triunfal em plena zona da encosta onde se procedeu à construção do anfiteatro.
No modelo (ver vídeo AQUI) pode-se ver a localização do espaço, bem como os modelos tridimensionais das várias fases da escavação arqueológica efetuada após a sua descoberta.
Em nota tornada pública a Fundação Cidade de Ammaia refere que “embora não esteja ainda completamente definida a sua utilidade, julgamos haver duas hipóteses possíveis que seriam: acesso a uma tribuna que estivesse mais elevada ou espaço de culto. Como o espaço está confinado entre a parede da arena e a rocha, não são visíveis quaisquer entalhes que pudessem definir apoios de escada, a não ser eventualmente que esta fosse construída em madeira permitindo o acesso ao espaço da bancada (cávea). A última hipótese é a de que poderia corresponder a um pequeno espaço de culto”.
“A escavação efetuada permitiu verificar que o espaço foi refeito/reconstruído em fases distintas e que o vão da porta de acesso à arena teria mais de 1.8 m de altura (pelas ombreiras encontradas), mas à semelhança dos outros espaços já identificados, nomeadamente os cárceres, foi selado e entulhado quando o anfiteatro foi desativado”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário