Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Os Prémios “Memória e Identidade 2023” vão ser entregues esta terça-feira, dia 28 de Março, numa cerimónia a realizar em Vila Nova de Ourém (ver cartaz programa que publicamos junto).
O prémio da APMCH pretende enaltecer a carreira de quem se destacou ao longo da vida nas áreas da arquitetura, da engenharia, da história e das artes, pugnando sempre pela defesa e pela divulgação dos centros históricos, enquanto conjuntos representativos de valores culturais e artísticos, cuja memória importa preservar e cuja vida se impõe dinamizar.
Já foram anteriormente distinguidas diversas personalidades: José Saramago (2022), Helena Roseta (2021), Cláudio Torres (2020), Jorge Sampaio (2019), Alexandra Gesta e José Júlio Eloy (2018), António Ramalho Eanes (2017), Júlio Pomar (2016), Adriano Vasco Rodrigues e João dos Santos de Sousa Campos (2015), Frederico Mendes Paula e José Miguel Correia Noras (2014), José Augusto-França (2013) e Álvaro Siza Vieira (2012).
Ana Paula Amendoeira
Ana Paula Amendoeira. |
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora, Ana Paula Amendoeira é Diretora Regional de Cultura do Alentejo desde Dezembro de 2013, na sequência do resultado dos concursos públicos promovidos pela CRESAP (Comissão de Recrutamento e Seleção para cargos de direção superior da Administração Pública).
Diplomada em 2001 em Administração de Projetos Culturais pela Fundação Marcel Hicter, Conselho da Europa, desempenhou as funções de Chefe da Divisão de Ação Cultural, Educação e Ação Social do Município de Reguengos de Monsaraz entre 1998 e 2008. Foi bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e ensino Superior entre 2008 e 2012. É Investigadora Integrada do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, CEAACP.
Desde 2012 é assistente convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nos departamentos de Arqueologia e História da Arte e foi Presidente do ICOMOS Portugal entre 2011 e 2015. Entre outras múltiplas atividades, tem desenvolvido a sua investigação na área do património cultural com especialização em Património Mundial e é membro eleito do Comité Executivo Internacional do ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, de cujo Comité Científico Internacional é membro desde 2000. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário