Fotos © A. Manso/CMVCV/NCV |
Fotos © A. Manso/CMVCV/NCV |
“O primeiro Museu da Inquisição em Portugal nasceu hoje em Castelo de Vide”, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal, António Pita que adiantou ainda nas redes sociais que “a Casa da Inquisição dá o mote para Castelo de Vide continuar na vanguarda do turismo judaico”.
A inauguração e abertura ao público decorreu esta quinta-feira embora sem a presença do Secretário de Estado do Turismo, retido em Lisboa por trabalho governamental na Assembleia da República. As cerimónias decorreram dentro do previsto. Presente esteve o Embaixador de Israel em Portugal.
Livrio de Jorge Martins sobre Guiomar Mendes
Um momento alto foi o lançamento do “impressionante livro do processo de Guiomar Mendes - uma judia de Castelo de Vide morta na fogueira pelo Santo Ofício” no dizer do autarca que deixou uma palavra de “aplauso para o conceituado investigador Jorge Martins, que se associa a Castelo de Vide na valorização do património judaico e o meu muito obrigado ao autor por tudo”.
António Pita acrescentou ainda um agradecimento público “a todos aqueles que hoje partilharam este dia histórico connosco” e também “a todos os que colaboraram e contribuíram para um projeto que tanto orgulhará Castelo de Vide”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário