Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
A mostra é uma homenagem à escritora portuguesa do séc. XVIII, que se notabilizou-se pela sua natureza ascética e mística, e prestígio de mestra do espírito, pelos seus escritos comparáveis aos de Santa Teresa d’Ávila, tendo inclusivamente morrido com fama de santidade.
A exposição permitirá ver e conhecer melhor a história de um conjunto de peças propriedade da Soror Isabel do Menino Jesus ou encomendadas por ela para o Convento de Santa Clara, como o Menino Jesus Palrador, o Senhor da Paciência ou o Senhor da Cana Verde em barro de Portalegre.
Nascida em Marvão foi Abadessa do Convento de Santa Clara
Nascida em Marvão, a 3 de Fevereiro de 1673, Isabel Fernandes foi uma personalidade invulgar que, desde cedo, manifestou vontade e interesse em aprender a ler e escrever e curiosidade por assuntos intelectuais. Aos 18 anos declara a intenção de se tornar religiosa, sendo impedida pelos pais.
A vontade de Isabel acaba por se cumprir aos 35 anos quando começa o noviciado no Convento de Santa Clara, em Portalegre. Um ano depois professa, tornando-se então Isabel do Menino Jesus e aí permanece por cerca de 40 anos, sendo eleita Abadessa do Convento de Santa Clara, aos 71 anos. Faleceu com fama de santidade a 5 de Outubro de 1752 aos 79 anos. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário