A CIMAA acaba de divulgar o texto de uma posição conjunta dos autarcas do Alto Alentejo face ao Plano Ferroviário Nacional (PFN) apresentado pelo Governo português e que esteve em fase de consulta pública até ao final de Fevereiro.
De destacar a defesa da eletrificação total da Linha do Leste, a reabertura do Ramal de Cáceres e da revitalização da Estação de Belver visando constituir um ponto de viragem para toda a região.
Os autarcas dos quinze municípios da CIMAA analisaram a posição desta Comunidade Intermunicipal sobre este plano que poderá ser um fator essencial para um território que precisa de condições de competitividade que impulsionem o desenvolvimento económico e social, capazes de responder da melhor maneira a desafios como o despovoamento e o envelhecimento populacional da região.
A CIMAA considera, assim, que o PFN responde a algumas carências e apresenta soluções que estão em linha com as necessidades do território. No entanto, verificam-se lacunas que devem ser esclarecidas.
Considera-se desde já fundamental que se proceda à eletrificação total da Linha do Leste, garantindo também a sua operacionalidade para o transporte de passageiros entre Elvas/Portalegre/Ponte de Sor/Abrantes/Entroncamento e a possibilidade de garantir transbordo para outros pontos do país através dos intercidades e/ou futuros comboios de alta velocidade.
Por outro lado, é imperativo deslocalizar a Estação de Portalegre para junto da cidade, uma vez que esta será a única maneira de servir a capital de distrito, tanto no transporte de mercadorias como de passageiros, em condições mais económicas e menos poluentes que aquelas que são garantidas pelo transporte rodoviário.
Defende-se também a reabertura do Ramal de Cáceres, não apenas pelo seu elevado interesse turístico, mas também por poder servir de linha para transporte de mercadorias, fazendo uso do cais de cargas de Vale do Peso e podendo servir também os concelhos circundantes através de ligações para Espanha, bem como para os portos de Lisboa e Matosinhos, através do Entroncamento.
Tendo em vista a sustentabilidade ambiental e a neutralidade carbónica, o Ramal de Cáceres poderá acolher também experiências-piloto de utilização de automotoras alimentadas a hidrogénio, servindo a investigação e o progresso científico.
Finalmente, deve referir-se que, embora numa extensão curta, a Linha da Beira Baixa atravessa parte do distrito de Portalegre. Nesse sentido, defende-se que o PFN deverá contemplar a revitalização da Estação Ferroviária de Belver, em conjugação com os esforços que estão a ser levados a cabo pelo município de Gavião no sentido de criar uma Plataforma Logística em Domingos da Vinha, a três quilómetros da estação com o mesmo nome. Estas infraestruturas estariam ao serviço do transporte de pessoas e mercadorias, tanto de modo transfronteiriço como no acesso aos principais centros urbanos portugueses.
Um ponto de viragem para toda a região?
Cientes de que o Plano Ferroviário Nacional fará a diferença no Alto Alentejo, podendo ser, tanto um ponto de viragem para toda a região, como uma oportunidade perdida para fazer frente aos problemas do território, a CIMAA, em estreita colaboração com os seus municípios e parceiros, faz uso do seu profundo conhecimento do Alto Alentejo para, com estes contributos, ajudar a criar um PFN que potencie todo o país sem exceção.
Nesse sentido existem obras e investimentos que o PFN não apresenta de forma perfeitamente concreta e calendarizada e que urge definir, tal como estas intervenções se apresentam expressas na Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alto Alentejo 2030. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário