9 de abril de 2023

Atribuídas pelo Executivo Municipal 30 distinções honoríficas a pessoas e empresas de Castelo de Vide
- entregas no Dia do Município e no 25 de Abril

Foto © NCV (arquivo)
A Medalha de Ouro da Vila de Castelo de Vide foi atribuida este ano a quatro instituições centenárias locais e a três personalidades. Por votação unânime na última reunião do Executivo Municipal foram também distinguidas 6 pessoas com a Medalha de Mérito Municipal grau Ouro, 5 empresas e uma empresária com a mesma medalha grau Prata e ainda 2 pessoas com a mesma distinção grau Bronze.
Finalmente foram alvo da mesma distinção 11 trabalhadores municipais que perfizeram 35 anos de serviço com a Medalha de Bons Serviços.
Entrega feita em duas sessões solenes
Estes 30 galardões serão agora entregues em duas sessões solenes a primeira das quais esta segunda-feira de manhã no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira e a segunda no dia 25 de Abril, segundo foi revelado pelo Presidente da Câmara Municipal. A Medalha de Bons Serviços aos 11 trabalhadores Municipais deve ser entregue na sessão do dia 25 de Abruil..
Medalha de Ouro da Vila de Castelo de Vide
João Adelino Faria, João Filipe Flores Bugalho e João Vasconcelos e Sousa Lino (a titulo póstiumo), juntamente com a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Castelo de Vide, a Banda União Artística, o Centro de Saúde de Castelo de Vide e a Sociedade Recreativa 1º de Dezembro são as entidades a quem foi atribuída a Medalha de Ouro da Vila de Castelo de Vide.
Esta Medalha de Ouro da Vila de Castelo de Vide agracia pessoas singulares e coletivas que se distinguiram por feitos excecionais na prestação de serviços altamente meritórios e relevantes ao Município, ou que tenham prestado serviços de reconhecido interesse público local, nacional ou internacional.
Medalha de Mérito Municipal (graus Ouro, Prata e Bronze)
Por seu lado, a Medalha de Mérito Municipal (grau Ouro) foi atribuída a Ana Margarida de Matos Hilário, Ana Paula Amendoeira, Cristina Isabel Panasco Santos, Isabel Maria Andrade Figueira, João Manuel Magro e Maria Margarida Ferreira Saudade e Silva.
A Medalha de Mérito Municipal (grau Prata) foi atribuída às empresas Casa de Chá Belmira, Casa Campos, Casa do Parque e Retrosaria Maria Nunes Garraio Serra e à empersária Maria Luísa Quadrado.
Com o grau Bronze os distinguidos foram António de Jesus Luciano Gasalho Gordo e José Francisco Nunes Póvoa.
A Medalha de Mérito Municipal destina-se a pessoas singulares ou coletivas, de cujos atos praticados resultaram benefícios públicos para a comunidade e/ou que pelo seu mérito e qualidades humanas, intelectuais, políticas ou profissionais, se tenham destacado em qualquer área de atividade

Medalha de Bons Serviços para 11 trabalhadores municipais

Medalha de Bons Serviços é uma distinção para os trabalhadores municipais que já prestaram serviço público com competência, zelo, disponibilidade e dedicação, por um período de 35 anos de serviço.

Este ano a lista aprovada por unanimidade inclui onze trabalhadores, a saber: Amaro Manuel Pereira Sutil, António Maria Lourenço Conchinha Garcia, Carlos Manuel Bartolomeu Grande, José Francisco Chaves Alegria Elvas, José Maria Lourenço Gargaté, Manuel Maria Farinha Ribeiro, Maria do Carmo Lina Fernandes Alexandre, Maria José Rosa Fernandes, Maria Teresa Serrano Germano Calado Carreiras, Nuno Miguel Delgado Félix, e Vicente de Alegria Coimbra Ribeiro.

Vereadores do PS ignorados no processo de seleção
Clicar para ampliar.
Apesar da unanimidade nesta votação, e antecedendo a mesma, os dois vereadores do Partido Socialista pela voz de Cecília Oliveira deixaram bem clara e com veemência a sua total discordância não pelos distinguidos mas pela condução do processo de seleção dos distinguidos de que foram completamente arredados e pelo conhecimento muito em cima da reunião da respetiva lista e dos respetivos curricula de fundamentação.
Os reparos foram alvo de uma resposta não menos contundente do António Pita, tendi ficado assente que de futuro a seleção seria alvo de trabalho conjunto prévio por parte dos cinco vereadores do órgão colegial Câmara Municipal (ouvir todo o debate na gravação que publicámos AQUI).
Aceite por todos terá sido ainda a necessidade de revisão e alteração do Regulamento das Distinções Honoríficas do Munmicípio de Castelo de Vide aprovado em Fevereirod e 2020 (consultar e descarregar AQUI).
Nem IPSSs nem ex-Presidentes da Câmara...
A vereadora Cecília Oliveira chegou mesmo a referir, como exemplos principais, estranhar continuarem a não constar da lista de distinções honoríficas nenhuma das IPSSs do concelho ou mesmo nenhum dos Presidentes da Câmara Municipal de Castelo de Vide desde o dia 25 de Abril.
António Pita apenas se mostrou pessoalmente indisponível para considerar este último assunto que considera muito sensível e em relação aio qual não se compromete a chegar a um entendimento.
Recorda-se que em 2022 foi por intervenção e proposta dos vereadores do Partido Socialista que foi atribuída a Medalha de Ouro da Vila de Castelo de Vide ao Capitão de Abril Fernando José Salgueiro Maia (ver notícia AQUI). © NCV

Sem comentários: