Foto © CMM/NCV |
A cerimónia, que contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, resulta de uma parceria entre os quatro municípios para criar um produto de turismo cultural de âmbito nacional associado a uma candidatura já em andamento a Património da Humanidade da UNESCO.
Espaço da antiga Casa do Forno
O Castelo de Marvão vai assim passar a dispor no espaço da antiga Casa do Forno, de um centro de interpretação sobre a história e riqueza dos 1319 quilómetros da fronteira luso-espanhola e também dos seus conjuntos de fortificações, distribuídos por Portugal e Espanha. O espaço museológico conta com uma componente altamente interativa e multimédia, através de painéis, mapas e ecrãs táteis.
O Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia estará aberto ao público a partir do dia 22 de Abril com um horário de funcionamento similar ao do Castelo, onde está localizado este núcleo museológico.
A raia luso-espanhola é a faixa da fronteira mais antiga e estável do mundo, com cerca de 1319 quilómetros, e uma das mais fortificadas da Europa, com particularidades históricas e culturais únicas. O sistema de defesa criado durante a guerra que opôs Portugal a Espanha (1640-1668) integra cerca de uma centena de fortificações do lado português. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário