9 de abril de 2023

Projeto “Artes na Esfera Pública” da FBAUL será dedicado em 2024 a Salgueiro Maia e passa por Castelo de Vide

Foto © DR/NCV
O projeto cultural “Artes na Esfera Pública” da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa será dedicado a Salgueiro Maia em 2024 chegando a Castelo de Vide em Julho do próximo ano, anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, na sequência de uma reunião de trabalho havida durante a semana passada em Lisboa na Faculdade de Belas Artes (FBAUL) com o professor José Quaresma, docente e investigador que coordena este ambicioso programa cultural que já cumpre 15 edições.
Livro de ensaios sobre “os caminhos de Salgueiro Maia”
Segundo António Pita, “com muito entusiasmo e orgulho, Castelo de Vide irá empenhar-se na colaboração ativa neste projeto que passa pela edição de um livro de ensaios subordinado aos caminhos de Salgueiro Maia, o qual será relançado em Julho de 2024 no nosso concelho”.
Exposição coletiva de docentes e discentes
“Este programa ambicioso e de dimensão internacional contemplará também uma exposição coletiva de docentes e discentes, integrada em ciclos de conferências, afirmando-se assim esta grande aventura plástica numa referência cultural nacional”, adianta ainda o autarca.
“Mais um evento de alto relevo que irá marcar a agenda de 2024, ano em que o país estará a comemorar os 50 anos da Revolução de Abril e Castelo de Vide através de Salgueiro Maia estará certamente em bom destaque”, remata António Pita.
Os “lugares” de Dórdio Gomes e as bifurcações da pintura”
Fotos © DR/NCV
A edição deste projeto cultural que está a decorre este ano é dedicada a Dórdio Gomes sob o tema “Chiado, Carmo, Paris – Os “lugares” de Dórdio Gomes e as bifurcações da pintura”.
“Na fachada da Faculdade destaca-se uma tela dedicada a Dórdio Gomes, personalidade da pintura este ano a merecer estudo e divulgação, e que, em 2024, de acordo com a informação prestada pelo professor José Quaresma, dará lugar a uma nova imagem que retratará o nosso capitão de Abril”, refere António Pita que publicou fotos alusivas a esse painel. © NCV

Sem comentários: