A RTP anunciou a estreia da série “Salgueiro Maia – O Implicado” nos dias 24 e 25 de Abril (segunda e terça-feira), ao início da noite na RTP1 (hora indicada 21:30) e também na RTP Internacional incluindo as emissões europeia, americana e asiática. A mini-série estará ainda disponível na RTP Play.
Esta é uma série baseada em factos históricos que nos traz uma abordagem moderna e intimista da vida de Salgueiro Maia, um dos maiores símbolos do 25 de Abril e mudou para sempre a História política e social do nosso país. A série foi produzida em paralelo com o filme do mesmo título (ver notícias AQUI) que se baseou no livro “Salgueiro Maia Um Nome da Liberdade” da autoria de António de Sousa Duarte (Âncora Edições).
A história de Salgueiro Maia contada numa série de 4 episódios com realização de Sérgio Graciano e argumento de João Lacerda Matos, protagonizada por Tomás Alves e com Catarina Wallenstein, Filipa Areosa, José Condessa, entre outros.
O retrato da criança, do jovem, do homem. De uma pessoa simples e fiel que soube pensar o futuro e se tornou num líder nato. Sempre cumpridor do seu dever, teve dificuldade em ver-se como herói da Revolução, mas nunca renegou o papel crucial no 25 de Abril. Amado, temido, odiado e saneado por aqueles que o viam como uma ameaça, sempre se assumiu como uma pessoa frontal e sem medo. Salgueiro Maia foi, acima de tudo, português, militar e cidadão.
Tomás Alves dá vida a Salgueiro Maia ao lado de Catarina Wallenstein, Filipa Areosa, José Condessa, Rodrigo Tomás, Frederico Barata, entre outros. A realização é de Sérgio Graciano e o argumento de João Lacerda Matos.
Mini-série em 4 episódios
Episódio 1 - Pombal, 1963. Fernando Salgueiro Maia, um jovem de 19 anos, tenta, sem sucesso, a admissão à Academia Militar. Persistente, consegue ser admitido em 1964. Inteligente, determinado e disciplinado, rapidamente se distingue como um dos melhores alunos. Mas num horizonte próximo, está a Guerra em África. Está muito longe de poder sonhar com abril de 1974.
Episódio 2 - Moçambique, 1967. Salgueiro Maia tem o seu batismo de fogo e rapidamente descobre o lado cruel de uma guerra para a qual não estava emocionalmente preparado. De Angola, recebe uma notícia que o deixa ainda mais perturbado. Regressado de África, é colocado em Santarém, como instrutor de tropas que irão partir para as zonas de combate. Conhece Natércia, com quem casa em agosto de 1970. O jovem casal tem a sua primeira crise em 1972, quando Fernando não consegue dizer a Natércia que terá de partir para a Guiné, numa nova comissão.
Episódio 3 - Guiné, 1972. Num dos teatros de operações mais difíceis da guerra, as dúvidas de Salgueiro Maia em relação ao regime acentuam-se. O contacto com oficiais mais politizados desperta no oficial de carreira uma consciência política que irá culminar no 25 de abril de 1974.
Episódio 4 - Desiludido com o rumo da revolução e em rutura com as chefias militares, Maia cumpre uma longa comissão de serviço nos Açores. De regresso ao continente e a Santarém, toma com Natércia uma decisão que muda completamente a vida do casal: adotam uma criança. Mas os dias felizes são ensombrados pelo maior inimigo que Salgueiro Maia teve de enfrentar: uma doença grave. © NCV
Fotos © DR/NCV |
Sem comentários:
Enviar um comentário