6 de maio de 2023

Castelo de Vide assumiu novas competências na área social e já tem gabinete e equipa técnica de atendimento

Fotos © DR/NCV
Depois de o fazer nas últimas reuniões da Assembleia Municipal e do Executivo Municipal, o Presidente António Pita, sublinhou nas redes sociais que “já entrou em funcionamento o novo Gabinete de Ação Social, agora da exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal de Castelo de Vide, com funcionamento nos dias úteis, em horário de expediente das 9:30 às 16:30 horas, no Centro Municipal de Cultura”.
A partir de agora a Autarquia passará a assegurar Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), destinado a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, o acompanhamento dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção e as situações de emergência social, explica António Pita que também adiante que este “será certamente mais um desafio para o pelouro da Ação Social que a vereadora Helena Esteves irá coordenar com verdadeiro entusiasmo”.
Angelina Serra coadjuvada por Arcílio Pinto
A título simbólico e a marcar esta passagem de testemunho, a Diretora do Centro Distrital da Segurança Social, Sandra Cardoso, foi recebida pelo autarca na passada quinta-feira quando visitou este novo Gabinete, o qual ficará a cargo da técnica Angelina Serra coadjuvada pelo psicólogo Arcílio Pinto.
“Sempre defendi que as respostas locais de proximidade são sempre mais eficientes e eficazes do que as dependentes de estruturas externas ao território. Por tal razão acredito que este Gabinete reúne todas as condições para que o apoio social à comunidade possa ser mais incisivo garantindo-se um acompanhamento permanente dos casos sinalizados, bem como uma maior complementaridade com os serviços já existentes”, refere o Presidente da Câmara.
Melhorar atendimento e acompanhamento social
O autarca deu assim “as boas-vindas à Angelina e ao Arcílio, cuja integração na nova família profissional do município, estou certo, será imediata, estando convicto que a competência e dedicação em prol da comunidade serão totais”.
“Destaco a importância da técnica Angelina Serra, anteriormente quadro do ISS,IP (Instituto da Segurança Social), ter vários anos de experiência nestas matérias, o que certamente contribuirá para que o Município assuma esta nova responsabilidade com a firme vontade de melhorar o atendimento e acompanhamento social de proximidade aos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade deste concelho”, rematou António Pita. © NCV

Sem comentários: