17 de maio de 2023

Cónego Tarsício Alves:
assim vai a Paróquia de Castelo de Vide

Foto © J. Iria/NCV
O NCV foi recebido recentemente na sacristia da Igreja Matriz de Castelo de Vide pelo Cónego Tarsício Alves e conseguiu obter algumas informações sobre diversos aspetos atuais da vida da Paróquia.
Mês de Maria de terça a Domingo
Desde o início de Maio, que a Matriz acolhe a recitação do terço e que se vai prolongar até ao final do mês. De terça a domingo, todos estão convidados a ir ao templo às 17:30 horas. Até ao momento o número de presenças tem-se resumido a cerca de 10 pessoas por dia. Mas a Igreja continua aberta e todos são bem-vindos a celebrar o mês de Maria.
Peregrinação a Fátima a 28 de Maio
Como já noticiámos, a Diocese de Portalegre-Castelo Branco vai peregrinar a Fátima no Domingo 28 de Maio. Neste âmbito terá lugar uma assembleia diocesana centrada nas “diversas dimensões” das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).
Recorda-se que foi disponibilizado um autocarro para as cerimónias de 12 e13 de Maio em Fátima. Este transporte saiu de Marvão e apanhou peregrinos em Castelo de Vide. Acompanhou esta peregrinação o Padre Marcelino Marques.
António José Miranda e de André Conchinha nas JMJ
Acerca das Jornadas Mundiais da Juventude, a escolha dos responsáveis locais deste importante momento da história da Igreja, recaiu nas pessoas de António José Miranda e de André Conchinha. Quem estiver interessado em saber ou tratar de assuntos relacionados com as jornadas a nível local, pode e deve contactar um destes dois voluntários.
Festa de Nossa Senhora da Alegria ainda sem comissão...
Este ano o castelo não se vai engalanar para a festa de Nossa Senhora da Alegria. Até ao momento não se perfilaram ainda interessados em integrar a comissão para organizar os habituais festejos. Em termos de celebrações religiosas na capela, estas só ocorrerão se a parte logística for garantida, e esta não pode assentar apenas nos responsáveis da Paróquia.
Batizado na Igreja de Santo Amador
Depois da Páscoa, foi celebrado pelo Padre Marcelino Marques um batizado na ermida de Santo Amador. Há já muito tempo que aquele simpático espaço não recebia cerimónias religiosas. Mas para tal foi necessário antes um serralheiro arranjar a porta e um grupo de voluntários limpar e ornamentar o espaço.
Chove na Igreja de São Pedro...
Não é fácil fazer a manutenção e restauro dos cerca de 18 espaços religiosos a cargo da Paróquia de Castelo de Vide. Tal obriga a ter uma equipa e muito dinheiro em caixa. Vai-se fazendo o que se pode, com o orçamento reduzido.
Por exemplo, a Igreja de São Pedro tem o telhado em mau estado e algumas telhas já caíram mesmo, pelo que chove no seu interior.
Previstas obras no Verão em Santiago Maior
No caso da Igreja de Santiago Maior, o telhado também necessita ser revisto, pois a zona do altar costuma ficar com o chão molhado. O que é de se lamentar, pois sendo este um dos mais importantes monumentos religiosos do Concelho, em parte devido aos históricos azulejos do interior. Pois bem, nesse sentido a Paróquia está a fazer tudo para que neste verão seja feita uma reparação e limpeza do telhado. © NCV

Sem comentários: