Fotos © FNSE/NCV |
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Coordenado pelos Professores Manuel Antunes e João Palmeiro, este workshop desenvolveu-se no quadro de um conjunto de realizações sobre o “Museu de Tiflologia de Castelo de Vide: Recursos Educativos para a Inclusão e a Cidadania” que decorrem do facto desde projeto museológico ter sido distinguido recentemente com o 12º Prémio Ibermuseus de Educação.
Importante participação internacional
Estiveram presentes como conferencistas a Diretora Regional de Acessibilidade e Centros da Extremadura, Maria Angeles Lopez Amado, a Coordenadora da Unidade Técnica Ibermuseus, Mónica Barcelos, Nathália Pamio, da Universidade Lusófona, João Palmeiro, Diretor Museu de Tiflologia e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Nossa Senhora da Esperança e Rodolfo Quintas que apresentou o projeto - Inclusão Social de cegos através da participação artística: O caso de estudo do projeto de arte digital DARKLESS.
De registar ainda a participação virtual do Presidente do Museu Tátil Omero (Itália), Aldo Grassini, de Mirea Rodiguez Dilla do Museu da ONCE (Espanha) e de Natália Huerta, consultora de Projetos Ibermuseus.
Museu da Tiflologia de Castelo de Vide
Um primeiro workshop desta série teve lugar nos passados dias 19 e 20 de Abril na Universidade Lusófona em Lisboa sobre “Museologia, educação e acessibilidade (o caso do Museu da Tiflologia de Castelo de Vide) e seguem-se diversos outros até ao final do corrente ano, nomeadamente em Julho e em Setembro/Outubro
Foram dois dias de workshops sobre “perspetiva histórica e de equidade” dirigidos a profissionais associados à acessibilidade, técnicos de museus e centros culturais, estudantes, investigadores e professores da área cultural e outros eventuais interessados de entidades correlatas.
Estão envolvidas nestes eventos a Museologia ULusófona, o LUME, o Centro de Investigação em Tiflologia de Castelo de Vide e a Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”. © NCV
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