Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Durante estas jornadas será apresentado o Projeto Valkyries, planos, protocolos de atuação e coordenação aplicados pela Extremadura e por Portugal para dar resposta coordenada a grandes emergências transfronteiriças como sejam grandes incêndios florestais e acidentes com múltiplas vítimas. Haverá ainda demonstrações das aplicações que estão a ser desenvolvidas pelo Projeto Valkyries e será apresentado o novo sistema integral de gestão de emergências espanhol do 112 e o sistema de gestão de emergências português da ANEPC.
Simulacro de incêndio florestal na quinta-feira
Como atividade principal, a Junta de Extremadura, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Portugal, e o Consórcio Europeu do Projeto Valkyries, organizam um simulacro de incêndio florestal entre Valência de Alcântara e a Serra de São Mamede na próxima quinta-feira dia 4 de Maio. O simulacro servirá para testar a atuação dos serviços de emergência de ambos os lados da Raia quando for necessária uma coordenação eficaz, controlar as chamas, por a salvo as populações afetadas e extinguir o incêndio.
Além disso serão avaliados os procedimentos de atuação e coordenação estabelecidos no Plano Especial de Proteção Civil para Incêndios Florestais na Comunidade Autónoma da Extremadura (INFOCAEX), o Plano de Luta contra Incêndios Florestais de Extremadura (INFOEX) e os Planos de Emergência e Proteção Civil de Portugal. Para tal, será ativado o Sistema de Alertas Massivas ES-Alert a partir do Centro de Atendimento de Urgências e Emergências 112 Extremadura 112 Extremadura na área de influência do simulacro, pelo que os telemóveis nas áreas envolvidas vão receber este alerta.
Mais de 400 efetivos portugueses e espanhóis
Na realização e execução do simulacro vão intervir mais de 400 efetivos do Plano INFOEX, do SEPEI Cáceres, do CPEI Badajoz, a Guardia Civil, o SES, a Cruz Vermelha, o DYA, a Unidade Militar de Emergências, a Policia Local e Voluntários da Proteção Civil de Valência de Alcântara, entre outros.
Da parte portuguesa participam efetivos do Consórcio Valkyries, da ANEPC, do Hospital de Évora, do INEM, da Guarda Nacional Republicana, do ICNF, dos Bombeiros e 56 veículos entre autotanques, ambulâncias, helicóptero medicalizado, veículos policiais, de intervenção rápida, camião do Posto Avançado e veículos de coordenação, entre outros.
Neste simulacro também serão testados os sistemas e aplicações que estão a ser desenvolvidas pelo Projeto Europeu Valkyries e cuja finalidade é melhorar a interligação e comunicação entre as equipas de emergência en zonas transfronteiriças. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário