Clicar na imagem para ampliar cartaz. |
Todos os anos, por esta altura, os participantes percorrem um percurso com cerca de 10 quilómetros, ao longo de várias localidades historicamente ligadas a esta atividade, como Galegos e Pitaranha, no concelho de Marvão, e La Fontañera, no país vizinho.
Este ano, a concentração acontece às 8 horas no Largo da Igreja de Galegos. A caminhada tem início às 9 horas e é precedida de um pequeno almoço “à moda do contrabandista”, oferecido a todos os participantes.
Percurso do Contrabando do Café
“A realização desta atividade surge como como uma homenagem a uma das mais antigas e seculares atividades e tradições do concelho, que durante décadas se revestiu também de importante atividade económica paralela”, reconfirma uma nota municipal sobre a iniciativa.
O Percurso do Contrabando do Café é uma caminhada anual que honra aquele que, durante anos, foi um dos grandes sustentos das famílias marvanenses. No período do Estado Novo, os contrabandistas atravessavam a fronteira entre Portugal e Espanha contrabandeando café e outros produtos, à revelia dos fiscais e guardas fronteiriças de ambos os países. © NCV
Clicar na imagem para ampliar cartaz. |
Sem comentários:
Enviar um comentário