6 de maio de 2023

Quatro plátanos centenários de Portalegre estão a ser alvo de intervenções de limpeza e manutenção

Plátano do Rossio. Foto © CMP/NCV
No seguimento da contratualização da prestação de serviço de arboricultura à Fundação de Serralves, a Câmara Municipal de Portalegre tornou público que estão a ser executadas intervenções em quatro árvores centenárias da cidade.
Trata-se designadamente do Plátano do Rossio (árvore de interesse público, da espécie Platanus hybrida Brot., 2.ª Fase da intervenção preconizada no Relatório de Avaliação Fitossanitária, elaborado pelo Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida do Instituto Superior de Agronomia), os dois plátanos do Jardim da Corredoura (da espécie Platanus horizontalis L., situados próximos da escola do 1.º ciclo da Corredoura) e o Plátano do Palácio Amarelo (exemplar da espécie Platanus hybrida Brot., localizado no centro do Largo Cristóvão Falcão).
Em termos do serviço de arboricultura prestado, uma nota divulgada sublinha que os arboristas estão a intervir apenas a nível das copas, estando a ser levadas a cabo a remoção de ramos mortos, limpeza e tratamentos de cortes, feridas e cavidades, a diminuição da carga foliar, entre outras operações necessárias à sua correta e adequada manutenção, sem descurar a salvaguarda da especificidade estrutural e fisiológica de cada uma delas.
Por outro lado, estes trabalhos estão a ser devidamente acompanhados pelos técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF, IP). © NCV

Sem comentários: