2 de junho de 2023

ADCV associou-se à campanha nacional “NãosejaBullydeBancada” do IPDJ com federações

Foto © ADCV/NCV
A ADCV - Associação Desportiva de Castelo de Vide tornou pública esta semana a sua adesão à Campanha Nacional “NãosejaBullydeBancada” promovida pelo IPDJ que pretende contribuir para a erradicação de comportamentos pouco éticos e violentos dos adultos no desporto de formação.
“Os pais e encarregados de educação têm um papel relevante no contributo que dão para a criação de um ambiente saudável de prática desportiva de crianças e jovens. Contudo, muitos existem que, mesmo sem o querer intencionalmente, ajudam a criar um ambiente de tensão, que favorece a violência no desporto.
Esta manifesta-se de várias formas que vão desde a linguagem, até situações mais graves de agressão física. A existência de episódios de violência leva à diminuição da segurança e do prazer no desporto, e ao abandono precoce das atividades.
O desporto tem de ser fonte de respeito por todos os intervenientes, de ética, fair-play e a campanha #NãoSejaBullydeBancada pretende alertar para que a solução tem de começar nas camadas jovens, cujo contexto formador amplia a necessidade de se trabalhar para um ambiente mais saudável”. “Não seja bully de bancada. Não ensine ninguém a ser”.
Andebol, basquetebol, futebol, patinagem e voleibol
Esta campanha resulta de uma parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude, com a Federação de Andebol de Portugal, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Federação Portuguesa de Futebol, a Federação de Patinagem de Portugal e a Federação Portuguesa de Voleibol a promover uma campanha cujos objetivos são: contribuir para a erradicação de comportamentos desadequados, pouco éticos e, por vezes, violentos dos pais/encarregados de educação, no âmbito da prática desportiva nas camadas jovens; incentivar boas práticas no acompanhamento de crianças e jovens enquanto estas desenvolvem atividades desportivas; e reforçar a importância dos valores do Desporto. © NCV

Sem comentários: