Castelo de Vide está com muito entusiasmo e expectativa a aguardar os resultados da candidatura “Kaminos”, recentemente apresentada em Espanha pelo consórcio constituído para o efeito, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal que adianta que a mesma é “fruto do trabalho de rede e de cooperação institucional que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos meses”.
O projeto candidatado ao POCTEP contempla investimentos no valor de 1 461 045,89 euros, (a Diputación de Cáceres participa com 817.326 euros) aplicados em distintas e complementares ações no território compreendido entre Cáceres e Castelo de Vide.
“O importante trabalho preparatório está feito e apresentado, ficando agora as Instituições a aguardar a aprovação financeira para que um conjunto de intervenções possam ajudar a qualificar e estruturar a oferta turística deste território raiano”, refere António Pita.
Rota turística entre Cáceres e Castelo de Vide
“Kaminos” é um projecto de cooperação transfronteriça relativo à expulsão dos judeus de Espanha em 1492, com a recriação virtual e real de uma ds rotas de saida para Portugal.
Esta rota - entre Cáceres e Castelo de Vide - poderá ser percorrida tanto a pé como em transporte motorizado ou de bicicleta, e passará pelas judiarias espanholas e portuguesas onde habitaram os judeus até à sua expulsão, primeiro de Espanha e depois de Portugal.
Será traçada uma rota física concebida por por cartógrafos e historiadores, com definição de um itinerário central e alguns “desvios” por povações com presença histórica judaica para enriquecer turisticamente a rota. Cada município da rota oferecerá visitas e outras ofertas culturais próprias.
Ascende a 7 o total de entidades que integram esta parceria do projeto Kaminos, das quais 3 são espanholas e 4 portuguesas, entre elas la Universidade de Évora, cuja presença avaliza o rigor histórico e cultural que se exige para estas candidaturas. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário