5 de junho de 2023

“Cruz relicário” em prata do séc. XVI da Santa Casa da Misericórdia enriquece espólio da Casa da Inquisição

Clicar na imagem para ampliar.
O espólio muselógico da Casa da da Inquisição vai ser enriquecido com uma “Cruz Relicário” em prata do século XVI proveniente do acervo da Santa Casa da Misericórdia local considerada como um “objeto de extremo interesse dos “tesouros artísticos do concelho” e “com um inusitado valor simbólico e museológico”.
"Depósito e cedência temporária de bens culturais móveis"
Nesse sentido e tendo em conta “a pertinência da peça Cruz Relicário integrar o discurso museal da Casa da Inquisição” um despacho do Presdente da Cãmara Municipal datado de 2 de Junho corrente (ver AQUI) determina a “celebração de um contrato de depósito e cedência temporária de bens culturais móveis entre o Município (...) e a Santa Casa da Misericórdia”.
"Misericórdia não reúne condições para a exposição"
O despacho de António Pita considera que “a Santa Casa da Misericórdia não reúne condições para a exposição dos objetos que fazem parte do referido acervo, pelo que o mesmo é desconhecido da comunidade estando confinado aos cofres da Instituição”.
Por outro lado, o autarca sublinha que “existe interesse público na divulgação de objetos singulares de valor artístico, patrimonial e histórico do concelho e face às atuais condições de exposição em segurança e com qualidade nos novos espaços museológicos municipais”. © NCV

Sem comentários: