Fernando da Conceição Branquinho |
Natural de Castelo de Vide (Freguesia de Santa Maria da Devesa) tinha 86 anos de idade (nasceu no dia 17 de Agosto de 1936) e era filho de Maria Francisca Saldanha e de Francisco António Branquinho.
Residia atualmente no Lar João Gonçalves Palmeiro Novo da Fundação Nossa Senhora da Esperança.
O corpo estará esta sexta-feira-feira na casa mortuária da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, de onde o funeral se realiza no sábado dia 3 de Junho para o Cemitério Municipal de Castelo de Vide após a missa de corpo presente pelas 9:30 horas.
A biologia, o ensino e a paixão pela columbofilia
A biologia, o ensino e a paixão pela columbofilia
Pessoa muito conhecida, Francisco da Conceição Branquinho tirou em Coimbra a licenciatura em Biologia já não sendo jovem. Foi professor de Ciências, Biologia e Geologia e mesmo de Matemática. E esteve em escolas de Castelo de Vide (onde se iniciou a lecionar e se reformou), Campo Maior e na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre.
Acompanhou assim como professor várias gerações de norte alentejanos. Era uma pessoa muito respeitada que fazia questão de preparar muito bem cada lição. Em termos da matemática, quando apresentava uma nova matéria, chegava a dizer aos alunos: “vejam como isto é tão bonito!”.
Para além de professor tinha a paixão da columbofilia. Durante muitos anos os pombos do Professor Branquinho acumularam muitos prémios nas várias competições em que participava. E também criava animais domésticos. Gostava também de observar a vida selvagem do Alto Alentejo, em especial as aves.
Esteve casado com Maria Pena Laranjo Branquinho, falecida em Dezembro de 2020.
O funeral do Dr. Branquinho teve lugar a três de Junho para o Cemitério Municipal de Castelo de Vide. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário