Clicar na imagem para ampliar. |
De facto, as previsões mais recentes do IPMA preveem temperaturas de 24ºC (mínima) e de 38ºC (máxima) para este sábado mantendo-se até terça-feira dia 27 de Junho e apenas reduzindo ligeiramente para 21-23ºC (mínimas) e 37-39ºC (máximas) nos dias seguintes.
O vento continua a soprar moderado do quadrante oeste e o céu apresentar-se-á limpo até terça-feira e parcialmente nublado nos dias seguintes.
Nestas condições, o índice de perigo de incêndio rural do ICNF e IPMA (ver quadro) é elevado este sábado e sobe para muito elevado e máximo até terça-feira.
Perante este quadro a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um dos seus habituais avisos à população alertando para o aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, sobretudo no interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.
Medidas preventivas recomendadas pela ANEPC
>> É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
>> Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
>> Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
>> Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
>> Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
A ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
A evolução do perigo de incêndio rural para os próximos dias pode ser acompanhada e está disponível AQUI na página institucional do IPMA ou AQUI na do ICNF ou ainda junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil ou das Corprações de Bombeiros. © NCV
Clicar na imagem para ampliar. |
Sem comentários:
Enviar um comentário