4 de junho de 2023

Nova edição do livro de Ana Paula Amendoeira sobre Monsaraz apresentada na Casa do Alentejo em Lisboa

Fotos © NCV/NCV
Clicar na imagem para ampliar.
Foi apresentada na passada sexta-feira na Casa do Alentejo em Lisboa uma nova edição do livro “Monsaraz – Reconstruir a Memória” da autoria da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.
A apresentação esteve a cargo do Professor José Aguiar, da Faculdade de Arquitetura de Lisboa e contou com intervenções de Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, do editor Fernando Mão de Ferro.
António Pita e Natércia Salgueiro Maia
Marcaram presença muitas figuras do Alentejo e do mundo da cultura que encheram literalmente um dos dois maiores salões da Casa do Alentejo. Entre elas encontrava-se o Presidente da Cãmara Municpal de Castel de Vide, António Pita, e Natércia Maia, viúva de Fernando Salgueiro Maia.
“Monsaraz – Reconstruir a Memória”
“Monsaraz – Reconstruir a Memória” é um estudo sobre o século XX em Monsaraz que mostra como foi sendo construída a imagem desta vila alentejana e do seu território. Os mitos e as ideias feitas, a invenção da tradição, a recriação do “paraíso perdido” e a patrimonialização das últimas décadas, são questões aprofundadas e clarificadas nesta obra. Uma investigação exaustiva sobre a desconhecida história recente de Monsaraz e também um recurso para o seu futuro.
Ana Paula Amendoeira
Ana Paula Amendoeira
Natural de Reguengos de Monsaraz, a historiadora Ana Paula Amendoeira é Diretora Regional de Cultura do Alentejo desde Dezembro de 2013 e membro do Conselho Nacional de Cultura, na secção de Património Arquitetónico e Arqueológico e na Secção de Museus.
Foi ainda membro do Conselho Geral da Universidade de Évora, no mandato 2015-2016, e foi eleita por proposta da FCT membro português do Comité Científico do JPI CH (Joint Programming Iniciative on Cultural Heritage) da União Europeia desde Novembro de 2020.
Prémio Nacional "Memória e Identidade 2023
A Associação Nacional de Municípios com centro histórico atribuiu-lhe recentemente o Prémio Nacional "Memória e Identidade 2023", pelo trabalho desenvolvido no âmbito da preservação dos centros 
Ana Paula Amendoeira é Historiadora (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico, pela Universidade de Évora, diplomada em Administração de Projectos Culturais pela Fundação Marcel Hicter, Conselho da Europa, bolseira de investigação da Fundação entre 2008 e 2012, Investigadora Integrada do Centro de Estudos Arqueológicos e Ciências do Património da Universidade de Coimbra. Chefe de Divisão de Acção Cultural no Município de Reguengos de Monsaraz, entre 1996 e 2008.
ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios
Tem desenvolvido a sua investigação na área do património cultural, com especialização em Património Mundial. Membro do Grupo de Trabalho para a elaboração da Lista Indicativa do Património Mundial Português. Membro eleito do Comité Executivo Internacional do ICOMOS, Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, e do Comité do ICOMOS Internacional para avaliação das candidaturas a património mundial no mandato de 2003-2005. Membro do Grupo de Trabalho para o Património Mundial da Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO.
Tem participado em várias reuniões nacionais e internacionais de natureza científica e política nas áreas do património cultural, bem como em colóquios nacionais e internacionais com publicação de artigos sobre património, com destaque para as questões do património mundial.
Foi Presidente do ICOMOS Portugal, entre Março de 2011 e Dezembro 2015, exercendo o cargo de Vice-Presidente desde Dezembro de 2015. © NCV
Fotos © NCV/NCV

Sem comentários: