Clicar na imagem para ampliar. |
O catálogo de fotografias de Alfredo Cunha a editar pela Câmara Municipal no âmbito das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974 conta com um prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e será apresentado em Castelo de Vide no próximo dia 1 de Julho, data do aniversário natalício de Fernando Salgueiro Maia.
“O Sr. Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa percebendo a dimensão do projeto quis dar o seu testemunho no momento em que se vão assinalando os 50 anos de Abril enriquecendo assim de modo superlativo a futura edição da Autarquia”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide ao tornar pública a notícia e o conteúdo desta contribuição de Marcelo Rebelo de Sousa.
|
“Uma síntese virtuosa”...
No seu breve texto, o Presidente da República refere-se à obra de Alfredo Cunha como “uma síntese virtuosa entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide, a Associação que te curado de tornar cada dia mais viva a presença de um dos símbolos da gesta de Abril, a criatividade profunda e impressiva de Alfredo Cunha e, acima de tudo, aquele que deu inspiração a este Catálogo, retrato de um acervo biográfico único: Fernando Salgueiro Maia”.
“Salgueiro Maia, admirado pelos conterrâneos, pelos portugueses, e por tantos mais, vindos de todas as paragens, na lente de Alfredo Cunha – que modo tão singular e feliz de celebrar o 25 de Abril de 1974”, remata Marcelo de Sousa.
Casa da Cidadania com múltiplos conteúdos
“A 1 de julho de 2021, quando inaugurámos a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, afirmámos que com o decurso do tempo este novo espaço museológico poderia ganhar uma dimensão única no país pela abordagem histórica e simbólica com que permite evocar o 25 de Abril de 1974. Ou seja, para além da narrativa intrínseca aos objetos reais e icónicos que ilustram a biografia do Capitão de Abril, deseja-se que a Casa da Cidadania retrate igualmente através de múltiplos conteúdos o acontecimento político que mudou a história contemporânea de Portugal”, refere o autarca.
Assim, para o autarca, “a exposição permanente e completa de fotografias de Alfredo Cunha representa verdadeiramente um ganho de valor inestimável para a afirmação da Casa de Cidadania Salgueiro Maia enquanto local único de referência nacional, na medida em que reúne agora, para além das coleções do herói, imagens insubstituíveis que retratam com inigualável realismo histórico a fita do tempo do dia da Revolução”.
“Neste contexto, seria inevitável a edição de um catálogo fotográfico que, doravante, qualquer português poderá levar para sua casa e para os amigos marcando a passagem pelo castelo de Castelo de Vide”, explica António Pita sobre esta decisão editorial do Município. © NCV
Fotos © Alfredo Cunha/NCV |
Sem comentários:
Enviar um comentário