9 de junho de 2023

Projeto Civitas promoveu “Assembleia Municipal Júnior” com alunos do 8º ano da Escola Garcia d'Orta

Fotos © AECV/NCV
No passada segunda-feira, dia 5 de Junho, os alunos de 8º ano participaram na Assembleia Municipal Júnior, organizada conjuntamente pelos professores do Projeto Civitas, Fátima Luís e Tiago Malato, e pelo Presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Vide, André Barrigas.
Esta primeira parte da iniciativa teve como objetivo a indigitação e tomada de posse dos alunos enquanto deputados municipais juniores, oficializada através de um juramento público solene e respetiva assinatura de investidura. A cerimónia contou com a presença dos representantes da autarquia: o Presidente da Assembleia Municipal, André Barrigas, o Presidente da Câmara Municipal, António Pita, o Vice-presidente Nuno Calixto e a vereadora Helena Esteves. Estiveram igualmente presentes o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Devesa, João Santos Carlos e a deputada municipal Antónia Panasco Palmeiro.
O Presidente da Assembleia Municipal fez -se acompanhar na mesa pelas representantes das turmas, Laura Ramos e Iris Feijão, que nela assistiram aos trabalhos da Assembleia Municipal.
Os alunos prepararam o momento em sala de aula, elegendo os representantes das duas turmas e debatendo ideias para a redação dos discursos. No 8º A foram eleitos os alunos João Dona e Santiago Ernesto e no 8.º B essa escolha recaiu sobre os alunos Afonso Andrade e Íris Feijão. Estes, em representação dos colegas das respetivas turmas, apresentaram os seus discursos sobre a importância das instituições de poder local, a cidadania ativa e a participação dos jovens na vida política das suas comunidades.
No próximo ano letivo, pretende-se que, os agora designados deputados municipais juniores, debatam os problemas da comunidade local e tracem propostas de projetos para os solucionar. Este trabalho deverá ser realizado nas aulas de Cidadania e apresentado ao público numa nova sessão da Assembleia Municipal Júnior, que se pretende agendar no 1º período letivo. © NCV

Sem comentários: