Fotos © DR/NCV Clicar para ampliar. |
|
A obra recolhe as comunicações científicas do colóquio “Pequenas Cidades e Saúde, da Idade Média à Época Contemporânea”, evento que se realizou em Castelo de Vide de 6 a 8 de Maio de 2021 (ver notícia AQUI).
O autarca explica em nota publicada nas redes sociais que esta publicação “resulta de uma forte parceria que envolve os Institutos de Estudos Medievais e o de História Contemporânea, o Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, contando com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e reúne estudos apresentados no Colóquio de 2021 realizado na nossa Notável Vila, sede da plataforma “International Network, Small Citis In Time”.
Rede Internacional In_Scit - Pequenas Cidades no Tempo
Esta Rede Internacional In_Scit - Pequenas Cidades no Tempo foi formalizada em Outubro de 2016, e assume-se como uma plataforma de colaboração entre investigadores, de qualquer área científica, e todas as entidades que desenvolvam e/ou promovam pesquisa sobre comunidades urbanas de reduzidas dimensões, abordadas na sua historicidade.
Parcerias enriquecem “rol bibliográfico chancelado com o nosso brasão”
“Os últimos anos têm sido particularmente férteis no que diz respeito à capacidade do município de Castelo de Vide estabelecer parcerias com investigadores, centros de conhecimento e de saber e, assim, enriquecer significativamente o rol bibliográfico chancelado com o nosso brasão”, adianta o autarca castelovidense.
“Esta última obra que vem agora à luz do dia é mais um contributo para o conhecimento histórico, numa temática muito pertinente na medida em que aborda a problemática da saúde desde os pequenos núcleos urbanos incluindo reflexões sobre as políticas e infraestruturas de saúde pública, os processos de adaptação e mudança, a gestão de recursos e a sua materialidade, o papel dos governos locais e a sua interação com o poder central, e ainda reflexões sobre as respostas urbanas em tempo de pandemia, desde a Idade Média”.
Esforço para “enriquecer panorama bibliográfico nacional”
Por mais entusiasmo que a realização de jornadas, congressos, encontros e eventos afins suscitem graças ao insubstituível fascínio da relação humana presencial, contudo, será sempre o saber transmitido em forma de livro que permitirá conquistar o tempo e os espaços por múltiplas gerações. Daí a razão que justifica o esforço que a nossa Autarquia tem realizado para enriquecer o panorama bibliográfico nacional”, remata António Pita. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário