Fotos © CMCV/NCV |
|
Segundo foi divulgado pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, este é o principal resultado do estudo de “avaliação do estado fito-sanitário em que se encontram árvores existentes no espaço público do perímetro urbano” encomendado pela Autarquia e que foi divulgado na manhã da passada sexta-feira no Parque João José da Luz (Jardim Grande).
“Eucaliptos do Martinho”
“Infelizmente todos os estudos apontam para a necessidade imperiosa de um abate de um dos históricos eucaliptos do Martinho, porquanto se encontra numa situação de risco máximo para a segurança viária, estando o seu interior completamente ocado e assim impondo medidas preventivas radicais na salvaguarda das pessoas e bens”, confirma António Pita em nota nas redes sociais.
Estudo apresentado e explicado por Serafim Riem
O estudo teve em vista “determinar o risco de probabilidade queda e o perigo para as pessoas”, foi efetuado pela empresa Green Forever - Jardins e Arboricultura Lda, com sede em Atães-Jovim, custou 5 690 euros mais IVA (ver notícia AQUI). Segundo o autarca foi efetuado “com o apoio do Gabinete Florestal Municipal” e foi apresentado “pelo especialista Serafim Riem” que também explicou “quais os métodos utilizados na avaliação do estado de saúde das árvores”.
O estudo aponta também para a necessidade de podas preventivas “por forma a assegurar prevenção e segurança para os espaços públicos onde existem exemplares de grande porte”. Este será o caso do segundo dos dois grandes eucaliptos do Martinho analisados, confirmando os estudos e as sugestões da empresa IP (ver mais notícias AQUI). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário