Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
Tal é a promessa do mote divulgado como tema central em cartaz que refere genericamente “músicas e bailias da época, tabernas e ceias medievais, torneios de armas e a cavalo, espetáculos de fogo, falcoaria, danças orientais, artesãos a trabalhar ao vivo e estátuas vivas”, tudo temas tradicionais dos tempos medievais, sem aparentes referências diretas aos tempos da Inquisição no pós Idade Média.
Espaço infantil reforçado e ampliado
O próprio comunicado de imprensa divulgado pelo Gabinete Sociocultural da Câmara Municipal de Castelo de Vide não refere sequer a “promessa” do mote e adianta apenas como novidades “um espaço infantil reforçado e ampliado, com vários carrocéis artesanais e inúmeros outros divertimentos”, e um “acampamento militar com exposição de armas e armaduras” que “ fará deste Mercado Medieval um momento único para desfrutar com toda a família”.
“Taberneiros do povoado” e seis dezenas de “artesãos e mercadores”
O programa “bastante diversificado e convidativo” para “estes quatro dias irão ser vividos intensamente” inclui “torneios e justas, contos, demonstrações de ofícios e cortejos de trajes medievais”.
E no recinto, “esmerado em preparos para a grande festa, poderá ser feito poiso em mesas fartas de carnes suculentas servidas pelos taberneiros do povoado, com cerca de seis dezenas de artesãos e mercadores a envolverem a urbe medieval com aromas, sons e objetos das arábias e das três culturas”.
“Experiência agradável de viagem ao passado”
Para o Município, “o Mercado Medieval “Viver a História” afirmou-se ao longo dos anos, como um evento incontornável de fim deverão, animando a população local, mas também muitos visitantes dos concelhos vizinhos e turistas que, por estes dias, aqui vivem uma experiência agradável de viagem ao passado”.
Até à hora do encerramento editorial desta edição do NCV não era ainda conhecido qualquer cartaz-programa completo como tem acontecido em anos anteriores.
Casa da Inquisição visitável das 15 às 23:30 horas
Entretanto, foi apenas anunciado que a recém inaugurada Casa da Inquisição vai estar aberta e a funcionar em horário contínuo, mais concretamente entre as 15 às 23:30 horas, durante os dias do Mercado Medieval, de 31 de Agosto a 3 de Setembro (quinta-feira a Domingo). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário