Clicar na imagem para ampliar o mapa da RTCP. |
Foto © DR/NCV |
O cine-teatro castelovidense integra assim um grupo de 94 teatros credenciados pela DGArtes, juntamente com mais 5 equipamentos: o Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro, o Cine Teatro Avenida (Castelo Branco), o Centro Cultural da Malaposta (Odivelas), o Teatro Municipal da Covilhã e a Casa da Cultura Teatro Stephens (Marinha Grande).
Esta Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) estende-se de norte a sul do país e integra agora 94 teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais a trabalhar em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada.
Possibilidadde de concorrer a apoios à programação
Por outro lado, estes equipamentos têm também a possibilidade de se candidatar ao concurso de apoio à programação da RTCP, que abrirá muito em breve. Até à data, já foram apoiadas 38 entidades para o quadriénio 2022-2025.
No Alto Alentejo fazem parte desta rede o Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (que já recebe apoios), o auditório do Centro Cultural de Arronches e agora o Cine-Teatro Mouzinho da Silveira de Castelo de Vide.
A credenciação na RTCP está aberta, em regime de permanência e sem interrupções, pelo que, os proprietários dos equipamentos culturais podem apresentar, a todo o momento, a respetiva candidatura. A adesão à rede é feita de forma voluntária e sob o compromisso de os equipamentos credenciados cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados.
A RTCP representa um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais, que procura atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário