3 de agosto de 2023

Teresa Calisto foi a enterrar ao final da manhã de quarta-feira em ambiente de consternação geral

Teresa Maria Lourinho Calisto Pereira Caldeira Martins
Foi em ambiente geral de consternação que a comunidade castelovidense viveu os últimos dois dias após o conhecimento da notícia do falecimento de Teresa Maria Lourinho Calisto Pereira Caldeira Martins (ver AQUI), que foi a enterrar ao final da manhã desta quarta-feira no Cemitério Municipal de Castelo de Vide acompanhada or grande número de familiares, amigos e conterrâneos.
Para além de inúmeras referências nas redes sociais, por entre mensagens de condolências, solidariedade e apoio a familiares e amigos num momento sempre difícil, de registar as reações da Associação de Pais de Castelo de Vide, do Partido Socialista e da Câmara Municipal de Castelo de Vide que aprovou um voto de pesar na sua reunião de ontem.
Associação de Pais destaca estima de alunos e comunidade escolar
A Associação de Pais de Castelo de Vide reagiu quase imdiatamente à divulgação da triste notícia freferindo ser “com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento da Prof.ª Teresa Calixto Caldeira Martins, docente do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide. A Prof. Teresa era imensamente estimada por todos os alunos e comunidade educativa. Aos familiares as nossas condolências”.
PS sublinhou “dedicação e personalidade ímpar”
Numa Nota de Pesar os órgãos locais do Partido Socialista de Castelo de Vide “lamenta profundamente o falecimento de Teresa Maria Lourinho Calixto Pereira Caldeira Martins”.
“A professora Teresa Calixto, como era carinhosamente conhecida por todos, integrou por diversas vezes as listas do Partido Socialista aos Órgãos Autárquicos de Castelo de Vide e desempenhou funções nos mesmos. Marcou várias gerações de jovens pela sua dedicação e personalidade ímpar que a colocaram sempre à frente do seu tempo. Referência pelo seu espírito combativo, resiliência, tenacidade e amizade. A toda a família e amigos, o Partido Socialista de Castelo de Vide endereça as suas mais sentidas condolências”.
“Uma dinâmica muito própria” na escola e na comunidade
Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou ao apresentar o voto de pesar aprovado na reunião do Executivo o trabalho pedagógico de Teresa Calisto “na preparação do futuro das crianças” e “uma dinâmica muito própria” que “marcou a sua passagem no ensino e na comunidade”, para além de um “bairrismo muito exacerbado” com que encarou “os vãrios projetos culturais em que esteve envolvida”. © NCV

Sem comentários: