A Câmara Municipal de Castelo de Vide vai prosseguir o esforço de harmonizar o mobiliário urbano das esplanadas.
De acordo com informação do Presidente da Câmara Municipal no Dia Mundial do Turismo “queremos ir ainda mais longe neste objetivo, pelo que brevemente iremos reforçar a qualidade/quantidade do mobiliário utilizado nas esplanadas com um investimento de cerca de 50 000 euros para ajudarmos os nossos empresários do ramo a poderem servir com mais segurança e qualidade”.
António Pita reivindica mesmo, com apoio fotográfico, “que Lisboa, o maior destino turístico português, se esforça por também harmonizar o mobiliário urbano na Baixa, tal como Castelo de Vide fez”.
“Os utilizadores que desfrutam do espaço público serão muitos outros milhares que nos ajudam, no dia a dia, a crescer economicamente, e por isso temos dado tanta importância à requalificação dos imóveis municipais e ao mobiliário urbano”.
Estatística de visitantes entre Janeiro e Agosto
Por outro lado o autarca aproveitou também a oportunidade do Dia Mundial do Turismo, na passada quarta-feira, para divulgar alguns dados muito recentes sobre visitantes turísticos a Castelo de Vide entre Janeiro Agosto deste ano. À frente deste “ranking” continua a Sinagoga com 16 057 visitas, seguida do Posto de Turismo com 13 687, da Casa da Cidadania com 12 352 e da recente Casa da Inquisição com 7 773.
No Dia Mundial do Turismo “Castelo de Vide celebra com entusiasmo o trabalho efetuado por todos em prol deste setor fundamental para o país e para o concelho”, refere António Pita que adianta terem sido “246 visitantes que hoje escolheram Castelo de Vide e que contribuem para o crescimento destes números impressionantes”. Foram “portugueses, canadianos, espanhóis, israelitas e italianos (que) provaram assim a nossa boleima no Posto de Turismo apreciando um gesto que marca a diferença”.
Afirmação como destino turístico
Nesta sua nota nas redes sociais, António Pita agradece “a todos aqueles que no nosso concelho trabalham para uma melhor hospitalidade e acolhimento” e sublinha que, em seu entender, “Castelo de Vide está a afirmar-se no presente como destino turístico e está a preparar-se para os desafios que o Turismo irá impor no futuro, na medida em que os projetos já concretizados e em curso ambicionam termos a capacidade de se ir mais longe e de sermos melhores nas respostas prestadas a quem nos visita”.
E socorre-se da referência às palavras recentes do Secretário de Estado do Turismo, “a propósito do percurso que Castelo de Vide tem vindo a efetuar com vista à dinamização, promoção e qualificação da atividade turística no concelho”, que interpreta como sendo “bastante esclarecedoras de como é apreciado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste importante setor económico”.
Dia Mundial do Turismo desde 1980
Instituído em 1979 em Torremolinos, o Dia Mundial do Turismo pela Organização Mundial do Turismo – OMT, a data de 27 de Setembro celebra-se desde 1980 com o objetivo de promover o conhecimento para a comunidade internacional sobre a importância do turismo, seus valores sociais, culturais, económicos e políticos, cuidando ainda dos impactos causados pela atividade, além de se observar a importância na resolução dos problemas relacionados com a igualdade social.
Com o lema deste ano “Turismo Sustentável – Uma Ferramenta para o Desenvolvimento”, pretende-se celebrar esta data, apelando a todos os intervenientes do sector para assumirem um papel responsável no desenvolvimento do turismo, consolidando a sua importância como motor da economia portuguesa. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário