Fotos © NCV |
Fotos © NCV |
Como tem feito sistematicamente nos últimos anos, o Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV) voltou mais uma vez a garantir que as Jornadas Europeias do Património eram assinaladas a nível local. Assim, sob o tema "património vivo", no passado fim-de-semana esteve novamente em destaque a marca da arquitetura deixada por ambos em Castelo de Vide no âmbito do roteiro desenvolvido em Abril/Maio deste ano pelo GACV sobre a obra de ambos no concelho (ver notícias AQUI).
Casa do médico Adolfo Bugalho
Cartaz com composição de Raul Ladeira. Clicar na imagem para ampliar. |
A casa do médico Adolfo Bugalho, projeto da autoria de Ernesto e Camilo Korrodi esteve parcialmente aberta na tarde de sexta-feira dia 22 e na manhã de sábado dia 23. Durante estes períodos os visitantes puderam conversar com Isabel Bugalho, o arquiteto José Manuel Teixeira, Maria do Carmo Fernandes e Miguel Korrodi Ritto (bisneto de Ernesto e neto de Camilo Korrodi).
Estes especialistas sobre a arquitetura de Korrodi abordaram o tema a partir da Casa Aberta, a primeira obra de Ernesto Korrodi (1915/1917) na vila de Castelo de Vide. Estiveram expostos alguns livros, artefactos e objetos pessoais do Mestre e de seu filho arquiteto Camilo Korrodi, o grande impulsionador da arquitetura das Termas em Portugal.
“Passeio livre” pela arquitetura Korrodi
O Domingo dia 24 de Setembro foi dedicado a um “passeio livre” de visitação da arquitetura de Korrodi em Castelo de Vide, tendo sido sugerido aos visitantes ou munícipes interessados o percurso de um roteiro a pé os 4,5 kms (intra-muralhas) ou de 9 kms na sua totalidade-um percurso que tem início nos Paços do Concelho e que termina na estação da CP. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário