Fotos © DR/NCV |
Fotos © DR/NCV |
O encontro trouxe a Castelo de Vide vários arqueólogos, investigadores, técnicos e especialistas em restauro de megálitos e alunos de arqueologia.
Na quinta-feira dia 12 de Outubro os participantes foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho para a sessão de abertura que contou com a presença da Reitora da Universidade de Évora, da Diretora Regional da Cultura, do Presidente da ERTurismo Alentejo-Ribatejo e do Diretor do CHAIA da Universidade de Évora.
Exposição na Galeria de Exposições de Póvoa e Meadas
otos © DR/NCV |
Fotos © DR/NCV |
Os trabalhos científicos tiveram início à tarde, e continuaram depois na manhã de sexta-feira, e a jornada terminou com uma homenagem “aos que contribuíram para o estudo e re-ereção do Menhir". Concretizou-se ainda a apresentação do livro “O Menhir da Meada (Castelo de Vide) – 30 anos de escavação e restauro”.
Importância mundial do do Menir da Meada
Segundo António Pita, na abertura do evento “foi relevada a importância do Menir da Meada à escala mundial, quer pela sua remota datação, quer pelas suas dimensões, pelo que se confere um estatuto verdadeiramente singular e de valor inusitado a este monumento pré-histórico”. Por outro lado, a reitora da Universidade de Évora, Professora Hermínia Vilar “saudou esta parceria com o Município e sublinhou o facto da Autarquia ser reconhecida pelos investimentos que faz na cultura, no património e na valorização territorial”.
Estimular a “valorização do património megalítico”
O autarca agradeceu “o empenhamento e a colaboração do CHAIA-UE, da Delegação Regional da Cultura, da Entidade Regional de Turismo e do prof. Jorge Oliveira para a organização deste seminário que nos irá estimular fortemente para continuarmos o caminho em prol da valorização do nosso património megalítico”. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário