Clicar na imagem para ampliar cartaz. |
Será orador o Professor Doutor Abílio José Maroto Amiguinho e a sua conferência versa o tema “Ensinar e educar” e será seguida de debate.
Abílio José Maroto Amiguinho
Abílio José Maroto Amiguinho |
Abílio José Maroto Amiguinho nasceu no dia 25 de novembro de 1955 em Santa Eulália, concelho de Elvas e mantém residência repartida entre Alvarrões-Marvão e Portalegre.
Licenciado em Sociologia e Doutor em Ciências da Educação, especialidade em Formação de Adultos. É Professor Coordenador, aposentado, no Departamento de ciências Sociais, Território e Desenvolvimento, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, onde trabalha, desde 1986.
É sócio fundador do Instituto das Comunidades Educativas. Foi presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Educação de Portalegre e Presidente da Associação das Escolas Superiores de Educação públicas. Foi membro do Conselho Científico do Instituto de Inovação Educacional do Ministério de Educação. Foi Presidente do Conselho Científico da ESECS.
Como docente do Ensino Superior trabalhou as áreas como a Administração Escolar, Investigação Educacional, Formação de adultos. Intervenção Social e Comunitária, Gestão de Respostas Sociais e Serviço Social, tanto em cursos de Licenciatura como de Mestrados.
Coordenou ou integrou equipas de vários projetos de intervenção sócio - educativa das quais se destacam o Projeto ECO II ou o Projeto das Escolas Rurais, Região do Nordeste Alentejano ou mais recentemente o Projeto Potencializar, Valorizar e Qualificar Pessoas e Organizações, também em meio rural e nesta região do País.
Autor de vários artigos e de capítulos de livros, publicados em Portugal ou no estrangeiro e dos livros Viver a Formação Construir a Mudança, a Escola e o Futuro do Mundo Rural, e co-organizador da obra Escolas e Mudanças, o Papel dos Centros de Formação.
Atualmente integra os Corpos sociais do Instituto das Comunidades Educativas e da Cooperativa Operária Portalegrense, cooperativa cultural registada no CASES, onde integra projetos de intervenção de envelhecimento na comunidade, em territórios de baixa densidade e numa perspetiva intergeracional. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário