Fotos © CMCV/NCV |
O texto - que a seguir se reproduz na íntegra - intitula-se “Castelo de Vide: uma herança judaica de excelência!” e é acompanhado de um conjunto de fotos dos arquivos da Câmara Municipal de Castelo de Vide. © NCV
“Castelo de Vide: uma herança judaica de excelência!”
“Na encosta virada a nascente, na zona mais húmida e sombria desta vila, localiza-se a judiaria medieval. Este casario, que quase parece cristalizado no tempo, com as suas ruas labirínticas, as portas ogivais – que correspondiam à denominada “loja” – tem como ponto de desenvolvimento a quinhentista “Fonte de Vila”. A Sinagoga Medieval, outrora local de culto, é agora um espaço musealizado, onde é contada a história dos judeus que habitaram esta vila”.
Herança nas tradições e gastronomia
“A comunidade judaica de Castelo de Vide teve uma grande importância no desenvolvimento económico, composta por muitos mestres de artes e ofícios. A herança deixada ainda hoje está bem presente nas tradições e gastronomia. A proximidade da fronteira com Espanha, nomeadamente do lugar da Portagem, no concelho vizinho de Marvão, um dos lugares de passagem em 1492, trouxe a Castelo de Vide muitas famílias judias. Garcia de Orta, figura maior do Renascimento, médico e botânico, é filho de uma dessas das famílias. Aqui nasceu, possivelmente em 1501 e muito brevemente terá um espaço museológico dedicado em sua homenagem”.
Inquisição: 221 processos e 12 condenados à fogueira
“Com a chegada da Inquisição, esta comunidade já convertida ao cristianismo, foi fortemente perseguida. São conhecidos 221 processos, em que 12 castelo-videnses foram condenados à fogueira. Para que jamais sejam esquecidos, foi criado o espaço museológico da “Casa da Inquisição”. Esta exposição está instalada numa casa senhorial do século XVII, em que o visitante, numa verdadeira experiência sensorial, fica a conhecer a história do tribunal do Santo Ofício em Portugal”.
Descoberto um “mikvé”?
“Recentemente, no âmbito de escavações arqueológicas no edifício situado em frente à Sinagoga Medieval, foram encontrados vestígios do que aparenta ser um Mikvé (ou seja, o espaço dedicado aos banhos rituais judaicos). Tantos motivos para visitar Castelo de Vide!”.
(subtítulos da responsabilidade da Redação do NCV)
Sem comentários:
Enviar um comentário