Clicar na imagem para ampliar. |
A comemoração dos 30 anos da re-ereção do Menir da Meada em 25 de Setembro de 1993 vai ser assinalada em Castelo de Vide e Póvoa e Meadas nos próximos dias 12 e 13 de Outubro com a realização de um Seminário Internacional de Conservação e Reabilitação de Monumentos Megalíticos (ver notícia recente AQUI), organizado pela Câmara Municipal de Castelo de Vide e pela Universidade de Évora e cujo programa foi conhecido precisamente ontem conhecido.
Recorda-se que os trabalhos há 30 anos foram coordenados pelo professor Jorge Oliveira, que esta semana deu a sua última aula na Universidade de Évora, e acompanhados por vários elementos da Secção Municipal de Arqueologia e por diversos trabalhadores locais.
Uma “inédita aventura” há 30 anos
Passados estes 30 anos o evento é visto hoje como “inédita aventura de unir as duas porções de um cilindro com 7,52 metros de altura e quase 20 toneladas de granito e estabilizá-lo na vertical, sem que até ao momento se tenha notado qualquer desvio ou fissuração significativa, é motivo de estudo e reflexão e aprendizagem para futuras ações que haja necessidade de desenvolver”, como refere uma nota no sítio Internet da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Escopo do encontro científico
Foto © DR/NCV |
“Três décadas decorridas (25/09/1993) sobre a escavação, colagem e re-ereção do Menhir da Meada, o maior da Península Ibérica e até ao momento o mais antigo do mundo (6º milénio a.C), entendeu-se promover um encontro científico para o qual foram convidados todos os arqueólogos que desenvolveram ações semelhantes em monumentos megalíticos em Portugal, Espanha e França e investigadores das áreas da geologia e da química onde serão apresentados e discutidas as ações e metodologias de recuperação de monumentos pré-históricos de grande dimensão e respetivos resultados”, explica a mesma nota.
Painel explicativo no local e exposição em Póvoa e Meadas
Na quinta-feira dia 12 de Outubro os participantes serão recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelas 9:30 horas, seguindo-se uma visita ao menir e a inauguração de um painel explicativo (10:30 horas) e da abertura da exposição intitulada “A re-ereção do Menhir da Meada” na Galeria de Exposições de Póvoa e Meadas seguida de almoço volante.
Apresentação de livro
Os trabalhos científicos têm início a partir das 14:15 e o dia termina com uma homenagem “aos que contribuíram para o estudo e re-ereção do Menhir.
A manhã de sexta-feira dia 13 de Outubro inclui uma segunda sessão de trabalho seguida da apresentação do livro “O Menhir da Meada (Castelo de Vide) – 30 anos de escavação e restauro” e do encerramento do seminário com “aprovação das conclusões”. © NCV
Foto © DR/NCV |
Sem comentários:
Enviar um comentário