3 de novembro de 2023

Antónia Palmeiro recomeçou esta quinta-feira as sessões de “Filosofa para crianças” para alunos dos 1º, 2º e 3º anos de escolaridade na Escola Garcia d’Orta

Atividades em 2022-2023. Fotos © DR/NCV
Atividades em 2022-2023. Fotos © DR/NCV
Recomeçaram esta quinta-feira dia 2 de Novembro as atividades do inovador projeto “Filosofa para crianças” desenvolvido na Escola Garcia d’Orta pela professora Antónia Palmeiro no âmbito de uma acordo de colaboração entre o Grupo de Amigos de Castelo de Vide e o Agrupamento de Escolas local.
Turmas dos 1°, 2° e 3° anos de escolaridade
Para este ano letivo de 2023-2024 estão previstas sessões de trabalho mensais, de 99 minutos, junto das turmas dos 1°, 2° e 3° anos de escolaridade (professoras Jacinta, Isabel, Filomena e Filomena Bruno), sendo que as sessões do 1º ano apenas terão início no segundo período, para dar às crianças o tempo necessário para se adaptarem às várias mudanças implicadas na passagem do pré-escolar para o primeiro ciclo.
Quinze sessões em duas turmas em 2022-23
Recorda-se que este projeto teve início em Janeiro deste ano, no quadro do ano letivo 2022-2023 com sessões quinzenais nas turmas de 1º e 2º ano (professoras Isabel Raposo e Filomena Bruno).
Segundo o relatório final do projeto foram realizadas com assinalável sucesso 8 sessões na turma de 1º ano, entre 27de Janeiro e 20 de Junho e 9 sessões na turma de 2º ano, entre 31 de Janeiro e 23 de Junho.
O projeto consiste em conceber e implementar estratégias de sensibilização e/ou desenvolvimento da importância de saber “pensar bem” e desenvolver as capacidades de raciocínio e pensamento, em geral, a verbalização correta das ideias e opiniões, dos sentimentos e das emoções; a construção da comunicação, o confronto de ideias e a reflexão em grupo, saber ouvir o outro, respeitar o ritmo de cada um e a sua vez de intervenção.
Promover o pensamento autónomo e o desenvolvimento pessoal e social
Segundo a facilitadora Antónia Palmeiro, “é, na realidade, fazer filosofia com crianças, sem teorias filosóficas ou até mesmo referência a filósofos, como é óbvio, mas proporcionar um contributo para a compreensão e o desenvolvimento da linguagem e das capacidades críticas e criativas, naturalmente presentes nestas idades, de modo a promover o seu pensamento autónomo e o seu desenvolvimento pessoal e social”. © NCV

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