Clicar na imagem para ampliar o cartaz. |
A participação é gratuita (consulttar e descarregar todo o programa AQUI) e os trabalhos iniciam-se na Quinta dos lhos de Água em Marvão na manhã de quinta-feira dia 9, prosseguindo depois os trabalhos no Salão Nobre dos Paços do Concelho na Biblioteca Municipal Laranjo Colho em Castelo de Vide.
O evento tem vindo a realizar-se, desde 2017, em diferentes cidades portuguesas, especialmente no Centro, cuja história se interliga com a presença judaica em muitas comunidades dessa região.
Organizado pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura, da Universidade de Coimbra, pelo Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, da Universidade de Aveiro, e pela Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, da Universidade de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide, o evento procura estabelecer pontes de proximidade entre a investigação universitária e as comunidades locais.
Evento cultural de referência nacional
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, trata-se de “mais um evento cultural de referência nacional” que reúne palestrantes, investigadores e académicos de três universidades portuguesas.
“Num tempo em que o mundo apela à paz, Castelo de Vide reafirma-se como um concelho que contribui para o diálogo, para o conhecimento e para a tolerância”, sublinha António Pita.
Colóquios em terras de Garcia d’Orta...
Abertos à reflexão e ao diálogo científicos, à partilha e divulgação dos resultados da investigação, bem como ao conhecimento da história da herança Sefardita, em territórios da lusofonia e na diáspora, a realização dos Colóquios em terras de Garcia de Orta levará, também, a uma abordagem em torno desta figura inquestionável do séc. XVI, personagem relevante do renascimento português e reconhecido médico naturalista de dimensão mundial.
Apresentação de livros e visita à Casa da Inquisição
Com a participação de investigadores e académicos portugueses e estrangeiros num programa que se desenvolve ao longo de dois dias, o evento conta ainda com apresentações de livros e visitas à recentemente inaugurada Casa da Inquisição.
“Numa altura tão delicada no contexto global, importa hoje mais do que nunca, debater os grandes desafios civilizacionais da Tolerância, das Liberdades cívicas e religiosas, das Democracias, da Paz e do Direito das Nações”, lê-se ainda numa nota de imprensa divulgada pela Câmara Municipal de Castelo de Vide. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário