Fotos © DR/NCV |
Fotos © DR/NCV |
“Em 2024, queremos ampliar este parque após a aquisição de terreno contíguo na encosta do castelo, trazendo melhores condições de habitat à família dos “bambis”, a valorização do recinto para visitantes e o aumento de segurança na via”, refere António Pita numa nota publicada nas redes sociais.
Essa publicação inclui ainda “um agradecimento e um aplauso pelo trabalho impagável a João Pedro Alegria, que tem tornado este Parque (outrora lixeira das muralhas) num ponto de referência turística e de vida, sobretudo para as crianças”.
A única solução para ampliação
O prédio rústico denominado “São Salvador” na Freguesia de Santiago Maior foi adquirido por 8 mil euros à família Almeida Cunha e é considerado como tendo “uma situação estrategicamente relevante na medida em que é a única solução de ampliação do Parque dos Gamos (…) há vários anos implementado com sucesso” e que “carece de terrenos para expansão e, deste modo, garantindo otimizar este novo ponto turístico da Vila”.
Conduta de águas e saneamento do Castelo
A fundamentação para esta compra refere ainda o facto de o terreno ser atravessado por uma “conduta municipal” de escoamento de águas e saneamento do Burgo Medieval/Castelo.
Por outro lado, o referido terreno foi “profundamente intervencionado, deixando de apresentar a densa carga de mato e assim não comportando ónus adicionais de desmatação”.
“O terreno é delimitado pela muralha, a qual se encontra em processo de classificação em Monumento Nacional, havendo igualmente todo o interesse de o Município possuir terrenos que incorporem a antiga estrutura militar”, refere António Pita. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário