A Academia Portuguesa de História atribuiu o Prémio Dr. P. M. Laranjo Coelho 2023 à obra “Veredas da Modernidade - Escrevendo o Mundo no Portugal de Quinhentos” da autoria de Ana Paula Menino Avelar, publicada em 2022 pelas Edições Colibri.
O prémio tem o valor de 750 euros e foi entregue em cerimónia solene no passado dia 6 de Dezembro (Dia da Academia) durante a qual o Académico de Número Professor António Ventura proferiu uma oração de Sapiência intitulada “Em Memória» da Memória”.
Sinopse do livro
Neste livro reflete-se sobre uma época, a dos primórdios de uma modernidade, e analisam-se os discursos historiográficos produzidos no Portugal de Quinhentos. O leitor é convidado a revisitar as escritas das Histórias dos Novos Mundos, desocultando signos e formas narrativas, tendo sempre como ponto de fuga os modos como a sua História foi, ao tempo, narrada, nomeadamente pelos portugueses.
Analisando os olhares construídos sobre uma geografia ampla, a da presença de Portugal no espaço extraeuropeu, aquele que se configura desde onde o sol nasce até às partes remotas do Ocidente, investiga-se como se percecionou e transmitiram as então novidades de diferentes terras e oceanos.
Ao longo das 254 páginas da obra impressa a autora revela que expôs “toda uma panóplia de narrativas redigidas no século XVI, que espelharam as vivências transmitidas pelos portugueses, as novidades de outros mares, de outras terras, de outras gentes. Foi no traçar dos quadros sinópticos, então esboçados que desocultei as estratégias de observação/exposição da alteridade, tendo em atenção os diferentes discursos historiográficos... Parti, por isso mesmo, para a releitura dos textos e dos contextos, entabulei diálogos, desocultei imagens, enfim reflecti sobre as novidades de um tempo, de um Mundo Novo ... Esse foi o caminho, este foi o resultado”.
A autora
Ana Paula Menino Avelar. |
O Prémio Dr. P. M. Laranjo Coelho
P. M. Laranjo Coelho |
O júri é composto de 5 membros indicados pelo Conselho Académico, cabendo a presidência a um membro do mesmo conselho. O prémio é entregue em sessão solene no Dia da Academia (6 de Dezembro). © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário