22 de janeiro de 2024

Encontro com o escritor David Machado a 5 de Fevereiro na Biblioteca Escolar de Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide acaba de anunciar a realização de um encontro dos alunos dos 1º ao 8º ano com o escritor David Machado no próximo dia 5 de Fevereiro (segunda-feira). O encontro enquadra-se nas atividades do Plano Nacional de Leitura que tem recomendadas na sua lista algumas obras deste autor.
David Machado nasceu em Lisboa em 1978. Publicou os romances “O fabuloso teatro do gigante”, “Deixem falar as pedras” e “Índice médio de felicidade” (galardoado com o Prémio da União Europeia para a Literatura e com o Prémio Salerno Libro d'Europa), que em breve será adaptado ao cinema. Publicou, além disso, vários contos para crianças, e os seus livros estão publicados em mais de uma dezena de línguas.
Quem é o escritor David Machado?
 David Machado.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (Lisboa), David Machado começou por trabalhar durante um ano no Instituto Nacional de Estatística. Desempregado, passou a dedicar-se a tempo inteiro à escrita.
Começou por publicar contos no suplemento «DN Jovem» do Diário de Notícias. Em 2007 foi escolhido para representar Portugal no projeto Scritture Giovani do Festivaletteratura (Itália) em colaboração com The Guardian Hay Festival (Reino Unido), Bjørnsonfestivalen Molde og Nesset (Noruega) e Internationales Literaturfestival Berlin (Alemanha), com o conto “A Noite Repetida do Comandante”. Em 2009 foi um dos autores apoiados pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas para residência na colónia internacional de escritores Ledig House, em Nova Iorque.
Alguns dos seus livros foram recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e tem participado com regularidade em encontros sobre literatura em escolas e bibliotecas. Está representado com contos em antologias e revistas literárias em Itália, Alemanha, Reino Unido, Alemanha, Islândia e Marrocos. Traduziu os livros “O Herói das Mulheres”, de Adolfo Bioy Casares, e “Obrigada pelo Lume”, de Mario Benedetti.
Foi co- argumentista do filme “Índice Médio de Felicidade”, finalista dos Prémios Sophia 2018, baseado no seu livro com o mesmo título. © NCV

Sem comentários: