7 de janeiro de 2024

Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide recoloca a Igreja de Santo Amaro à venda por 350 mil euros

Clicar na imagem para ampliar.

Foto © NCV (arquivo)
A Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide voltou a colocar à venda o imóvel da Igreja de Santo Amaro, na rua do mesmo nome, pelo valor-base de 350 mil euros. A Igreja de Santo Amaro foi classificada como “monumento de interesse público” em meados de 2014 (ver AQUI), estando protegida por uma extensa zona em seu redor (ver mapa).
Trata-se de um prédio urbano composto de rés-do-chão com uma igreja e uma divisão, primeiro andar com duas divisões e arrecadação e segundo andar composto por uma divisão, uma cozinha, 2 lavabos um quintal e um sótão. A área total do terreno é de 1350 metros quadrados, sendo a área de implantação do edifício de 650 metros quadrados, a área bruta construída de 1750 metros, a área bruta dependente de 100 metros quadrados e a área bruta privativa de 650 metros quadrados.
Resultado da reconstrução oitocentista de uma ermida, a Igreja de Santo Amaro em Castelo de Vide é reconhecida como um dos mais bonitos e importantes exemplos de templos do período barroco alentejano.
Diligências em curso com a Câmara Municipal de Castelo de Vide
Foto © NCV (arquivo)
Entretanto, o NCV sabe e tem noticiado a existência de diligências ainda informais e inconclusivas com a Câmara Municipal de Castelo de Vide no sentido desta entidade eventualmente assumir o imóvel assegurando a sua reabilitação e manutenção dando-lhe uma utilização pública concreta.
Aliás, como NCV tem acompanhado, as duas entidades têm vindo nos últimos anos a tentar uma solução para o conjunto do móvel, sendo a mais concreta nomeadamente a possível instalação de um Centro Internacional de Ciências do Fogo, mas este processo também não conheceu qualquer evolução positiva (ver notícias AQUI).
Propostas até 4ª feira dia 10 de Janeiro serão abertas no dia 11
Clicar na imagem para ampliar
Para além deste imóvel, a Misericórdia de Castelo de Vide mantém em venda outros dois imóveis, um no Monte Sete (valor base de 195 mil euros) e outro na Rua Miguel Bombarda por 50 mil euros que não foram vendidos na sequência das tentativas anteriores (ver notícia AQUI).
As propostas para cada um dos três imóveis devem ser enviadas em carta fechada para os serviços administrativas da instituição até À próxima quarta-feira dia 10 de Janeiro e a abertura das propostas será feita no dia 11 de Janeiro pelas 15 horas em reunião da Mesa Administrativa, que desde já chama a atenção dos proponentes para que o valor de cada oferta de aquisição estará sempre condicionado pela aprovação pela Assembleia Geral da Irmandade. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.


Sem comentários: