3 de fevereiro de 2024

Barragem de Póvoa e Meadas atingiu em Janeiro 82,6% da sua capacidade de armazenamento

Fotos © João Martins/NCV
Clicar na imagem para ampliar.
De acordo com do dados mais recentes do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, com 16 milhões de metros cúbicos de água armazenada, a Barragem de Póvoa e Meadas atingiu no final do mês de Janeiro deste ano 82,6% da sua capacidade máxima (19,3 milhões de metros cúbicos).
O armazenamento atingia no final do mês a cota dos 309,85 metros, cerca de 1,6 metros abaixo da cota máxima, que estará diminuída devido à situação do paredão que exige há anos obras de manutenção e reforço.
Atingiu-se assim o nível mais elevado desde Outubro de 2022, depois de o armazenamento ter estado abaixo dos 50% entre Fevereiro e Novembro de 2023.
Entretanto, a Barragem da Apartadura em Marvão atingiu nesta data a sua capacidade máxima de armazenamento que é de apenas 7465 milhares de metros cúbicos.
Inaugurada em Janeiro de 1927
A Barragem de Póvoa e Meadas situa-se no concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre. Utiliza a água da Ribeira de Nisa. Foi edificada com vista à produção de energia elétrica para algumas povoações e unidades industriais da região. Em 1925 foram iniciados os trabalhos de construção. Foi inaugurada a 15 de Janeiro de 1927.
Desde Junho de 2006 que a barragem de Póvoa e Meadas passou a garantir o abastecimento público de água a 8 dos 15 concelhos do distrito: Alter do Chão, Avis, Crato, Fronteira, Gavião, Nisa, Ponte de Sôr e Sousel. O projeto da Barragem do Pisão prevê uma adução para fornecimento de água à Barragem de Póvoa e Meadas a fim de reforçar esta valia de abastecimento público.
Os concelhos de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre são abastecidos com base na Barragem da Apartadura. © NCV
Clicar na imagem para ampliar.

Sem comentários: