26 de fevereiro de 2024

Exposição de pintura do médico João Moura Reis até ao Domingo de Páscoa no Átrio dos Paços do Concelho

Clicar  na imagem para ampliar o cartaz.
É inaugurada esta tarde no Átrio dos Paços do Concelho de Castelo de Vide a exposição de pintura intitulada “Atrium d’Arte” do médico João Moura Reis.
“O público que passar pelo Átrio dos Paços do Concelho vai encontrar pinturas multicoloridas e cativantes”, em que “cada uma delas tem algo a dizer, mas essa interpretação depende ainda das emoções de cada visitante”, como refere um comunicado de imprensa distribuído pelo GADEC – Gabinete Apoio Desenvolvimento Candidaturas.
Embora o cartaz não o indique, a exposição deverá ficar patente naquele espaço até ao Domingo de Páscoa, no dia 31 de Março próximo.
A Câmara Municipal de Castelo de Vide tem o prazer de anunciar a abertura da exposição Atrium D’Arte, da autoria de João Moura Reis, no Átrio dos Paços de Concelho, na próxima segunda-feira dia 26 de fevereiro, pelas 17,30h seguido de um Porto de Honra.
João Moura Reis, médico e pintor
João Moura Reis, médico e pintor.
Nascido a 24 de outubro de 1953, foi médico de família em Estremoz, desde o inicio dos anos oitenta, tendo-se reformado em Março de 2020.
Até aqui, o exercício da medicina tinha preenchido o seu tempo, sendo a pintura e o desenho um passatempo esporádico. Depois da reforma veio o tempo livre.
Desde muito jovem que sempre teve gosto pela arte de desenhar e pintar e ainda ponderou seguir a carreira de arquitetura, mas a medicina falou mais alto e foi por aí que seguiu o seu caminho.
Optou por ficar em Estremoz e exercer Medicina Geral e Familiar nesta cidade até 2013. De 2013 até 2017, exerceu a presidência do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve, e de 2017 até 2020 exerceu a presidência do Concelho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.
Os vários confinamentos durante a pandemia levaram-no a reiniciar, de modo mais persistente esta aptidão, com o objetivo de passar o tempo com uma atividade que sempre desejou explorar de uma forma mais consistente. Tudo isto culminou numa exposição, na Casa de Estremoz, de parte dos seus trabalhos, desenhos, aguarelas e pinturas em acrílico sobre tela, denominada “Confinamento”, em Maio de 2021, seguindo-se outra em Portalegre em Maio de 2023 denominada “Hall D’Arte”.
Desde então tem feito mostra das suas obras num restaurante em Estremoz e está representado com trabalhos seus em coleções particulares nas cidades de Estremoz, Elva, Lisboa, Cascais, Castelo Branco, Portalegre, Funchal, Londres, Munique e Amsterdão, e também numa coleção institucional em Portalegre. © NCV

Sem comentários: