27 de fevereiro de 2024

Fotorreportagem: Grupo de Amigos de Castelo de Vide em viagem de cultura e lazer a Cascais

Fotos © JA Alexandre/NCV
Fotos © JA Alexandre/NCV
O Grupo de Amigos de Castelo de Vide realizou no passado fim-de-semana a sua primeira viagem e cultura e lazer deste ano levando os seus associados até Cascais que incluiu visitas a museus e uma tertúlia ao jantar de sábado com o Professor José d’Encarnação nos Hotel Vila Galé, onde a comitiva castelovidense ficou alojada.
“As viagens de lazer e cultura do Grupo de Amigos de Castelo de Vide continuam a permitir aos associados um contacto com locais emblemáticos do nosso país”, sublinhou a Direção da associação.
Desta vez “o périplo centrou-se na vila de Cascais, onde se visitaram vários espaços museológicos, num conjunto de grande interesse, entre os quais impera a Casa das Histórias Paula Rego. Outros dos espaços de relevo visitados foram o Museu Castro-Guimarães, o Museu do Mar e o Museu Municipal de Cascais”.
O transporte foi providenciado pela Câmara Municipal de Castelo de Vide no quadro do sistema de apoios a iniciativas do movimento associativo local.
Fotos © G. Cardoso/NCV
Palestra do Professor José d’Encarnação
Durante esta viagem de cultura e lazer, o grupo de associados participantes teve o privilégio de conviver com uma figura proeminente da cultura cascalense, o eminente arqueólogo Professor doutor José d’Encarnação, professor catedrático da Universidade de Coimbra, com extensa literatura publicada, entre outras, sobre a investigação da nossa epigrafia e da história de Cascais. Foi, alias, este o tema da palestra com que José d’Encarnação obsequiou os presentes, que puderam testemunhar em primeira mão a sua capacidade de oratória e conhecimento científico. 
O momento constituiu ainda oportunidade para a presidente e o vice- presidente da Direção do Grupo de Amigos poderem recordar saudosos tempos passados nos bancos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Ambos os dirigentes referiram que “todos os presentes deram certamente por bem empregue o tempo passado nesta encantadora vila onde puderam conhecer alguns momentos do passado local”.
“Tempo pretérito este que, principalmente desde finais do século XIX, passou também a ter uma abrangência nacional, quando a realeza decidiu por aqui veranear. Embora já sem realeza, esta atração parece manter-se atual sendo lugar de eleição para a primeira figura do Estado…”. © NCV

Sem comentários: