23 de fevereiro de 2024

Prevenir e controlar a “legionella” trouxe a Castelo de Vide André Gomes da Unidade de Saúde Pública

Fotos © DR/NCV
O médico de saúde pública André Gomes que assumiu funções de Coordenador da Unidade de Saúde Pública nos concelhos de Castelo de Vide, Marvão, Nisa e Monforte, reuniu na passada terça-feira com os responsáveis pelas piscinas municipais de Castelo de Vide.
Presente nesta reunião de sensibilização para o Plano de Prevenção e Controlo da Bactéria Legionella esteve também o Presidente da Câmara Municipal, António Pita, que aproveitou para dar as boas vindas ao “simpático médico”, que “agora reside entre nós confessando o seu entusiasmo pela qualidade da nossa vila”.
Risco é mais elevado nas piscinas
De acordo com o autarca, este trabalho de sensibilização efetuado pela Autoridade de Saúde Pública junto de técnicos afetos às piscinas municipais tem como objetivo garantir o cumprimento de práticas que visam prevenir e controlar a bactéria Legionella.
“Considerando que as piscinas municipais constituem um tipo de equipamento onde o risco do surgimento é elevado, foi explicado aos técnicos da obrigatoriedade da manutenção dos sistemas de água com tratamentos preventivos de limpeza e desinfeção, de modo rotineiro e seguro”, adianta António Pita.
Episódio de Outubro de 2023
Recorda-se que em Outubro passado a Piscina Municipal Coberta de Castelo de Vide foi encerrada temporariamente devido à deteção de um surto desta bactéria nos seus balneários (ver noticias AQUI e AQUI). Na altura foi vivida situação idêntica na Piscina de Santo António das Areias (Marvão).
Recorda-se que em Maio de 2021 os Municípios do Alto Alentejo contratualizaram através da CIMAA a Elaboração dos Planos de Prevenção e Controlo da Legionella para os Municípios do Alto Alentejo, no quadro de uma estratégia de prevenção primária e controlo da bactéria em todos os edifícios e estabelecimentos de acesso ao público, independentemente de terem natureza pública ou privada (ver notícia AQUI). © NCV

Sem comentários: