26 de fevereiro de 2024

Programa Operacional Regional Alentejo 2020 atingiu 100% de taxa de execução (1 082 milhões de euros)

Clicar na imagem para ampliar.
A CCDR do Alentejo anunciou que o Programa Operacional Regional Alentejo 2020 atingiu o marco significativo de uma taxa de execução de 100%. Ou seja “o total de despesa analisada e considerada elegível neste período de financiamento, perfaz já o valor total da dotação inicial do Alentejo 2020, de 1 082 milhões de euros de investimento no território do Alentejo”.
Desde o seu lançamento, o Alentejo 2020 tem sido um instrumento fundamental para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da região, através do financiamento de projetos que visam promover a inovação, a competitividade, a coesão territorial e a criação de emprego.
“Ao atingir os 100% de taxa de execução, o Programa demonstra a eficácia e a eficiência do Alentejo na gestão dos fundos europeus, garantindo que estes sejam aplicados de forma adequada e transparente, contribuindo assim para o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no território”, refere uma nota da CCDR Alentejo sobre o assunto.
Compromisso e colaboração entre os parceiros envolvidos
“Este sucesso é o resultado do compromisso e da colaboração entre os diversos parceiros envolvidos no processo de implementação de projetos estratégicos na região, com especial enfoque para as abordagens territoriais no âmbito das Câmaras Municipais e das Comunidades Intermunicipais”. Atingir 100% de taxa de execução “reflete o empenho das autoridades regionais, das entidades responsáveis pela implementação e gestão dos projetos, bem como o apoio e a participação ativa das empresas e organizações locais”, sublinha a CCDR Alentejo.
O POR Alentejo 2020 continuará a trabalhar em estreita colaboração com todos os intervenientes, com vista a maximizar o impacto dos investimentos realizados e a promover um desenvolvimento harmonioso e equilibrado em toda a região, de maneira a garantir assim a total absorção do valor previsto por esse Quadro Financeiro Plurianual. © NCV

Sem comentários: