O Carnaval Alpalhoeiro arrancou na passada quinta-feira, dia 1 de Fevereiro, conhecida como “Dia de Compadres”, na qual as mulheres trajaram luto e, como manda a tradição, saíram à rua para o “Enterro do Compadres” onde não faltaram os ortigões, os chocalhos e os divertidos e satíricos prantos das comadres.
O vasto programa do Carnaval Alpalhoeiro estende-se agora até outro funeral - o do Entrudo – na terça-feira dia 13 de Fevereiro, com iniciativas diversas que têm continuidade já no “Domingo Magro” (4 de Fevereiro) para quando está agendado um desfile alusivo ao tema “Profissões”.
Desfile das Contradanças em Domingo Gordo
Uma das marcas do Carnaval em Alpalhão são os famosos e graciosos trajes tradicionais, peças de artesanato únicas, envergadas com orgulhos pelas mulheres e que vão embelezar as ruas da vila no “Dia de Comadres” (8 de Fevereiro) com o desfile das crianças e no “Domingo Gordo” (10 de Fevereiro) no grande desfile das Contradanças, ponto alto do Carnaval Alpalhoeiro.
Antes disso, as novidades do Carnaval Alpalhoeiro surgem logo na sexta-feira (9 de Fevereiro) com o desfile das crianças do Jardim de Infância e da Creche da SCMA, bem como no sábado (10 de fevereiro) com um momento tauromáquico promovido pela Associação do Redondel, antes do habitual Baile de Máscaras na Tapada das Safras.
A “Segunda de Ciganas”
Para fechar a programação, antes do dia do “Entrudo”, a “Segunda de Ciganas” é outro dos momentos altos deste Carnaval Alpalhoeiro quer pela singularidade desta tradição, quer pela divertida caricatura da etnia cigana que é respeitosamente realizada por muitos foliões.
Todas estas iniciativas são complementadas com os tradicionais bailes e matinés na “casa mãe” do Carnaval Alpalhoeiro - a Sociedade Recreativa Alpalhoense, a quem cabe a organização dos eventos juntamente com o Grupo de Contradanças e em parceria com a Junta de Freguesia de Alpalhão. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário